O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta quarta-feira (22) em Jacarta, capital da Indonésia, onde dá início a uma visita de Estado de quatro dias ao Sudeste Asiático.
Como parte da agenda, Lula se reunirá com o presidente indonésio Prabowo Subianto. Na ocasião, os dois assinarão atos e memorandos de cooperação entre os países.
O governo brasileiro mapeia oportunidades com o objetivo de fortalecer relações e ampliar o comércio no país asiático.
Para a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), há cerca de 286 produtos com oportunidades para as exportações brasileiras no mercado indonésio.
Ainda na Indonésia, o presidente brasileiro se encontrará com o secretário-geral da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) para discutir “prioridades” na relação entre o Brasil e a organização.
Depois, Lula viajará para Malásia, na sexta-feira (24), onde participará da Cúpula da Asean em Kuala Lumpur. Ele também terá uma série de encontros com autoridades e empresários.
A comitiva oficial do presidente é integrada pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Segundo a apuração da CNN, Lula deve encontrar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26), na Malásia.
O encontro vem sendo articulado há semanas por integrantes dos governos do Brasil e dos EUA, desde que os dois chefes de Estado se encontraram brevemente durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.