O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para a Ásia na manhã desta terça-feira (21). Antes da partida, há a expectativa de que ele indique o novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). O cotado é o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Na viagem, Lula tem na agenda reuniões com empresários e autoridades da Indonésia e a participação da 47ª Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), na Malásia. Mas o que o governo brasileiro mais espera é um possível encontro com o presidente americano Donald Trump.
A primeira parada do presidente será em Jacarta, capital da Indonésia, onde fará, na quinta-feira (23), uma visita oficial ao presidente Prabowo Subianto. Na ocasião, ambos assinarão atos e memorandos de cooperação entre os dois países.
Ainda na Indonésia, o mandatário se encontrará com o secretário-geral da Asean para discutir “prioridades” na relação entre o Brasil e o Órgão.
Já na Malásia, Lula deve receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional do país e discursar sobre a história das relações internacionais entre os dois povos.
“A viagem à Malásia agora é uma afirmação de que nós estamos aliando a nossa presença com voz ativa e interesse concreto em um país que é uma das regiões mais centrais da Ásia”, disse o embaixador e diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Itamaraty, Everton Lucero.
Além da honraria, o presidente participará de encontros oficiais com representantes do governo da Malásia e assinará, na sexta-feira (25), acordos de cooperação em diversas áreas, com destaque para ciência, tecnologia e inovação, segundo o Itamaraty.
À margem da Asean, que acontecerá no domingo (26), o presidente Lula se reunirá com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para dar continuidade a pautas iniciadas pelo vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB), em visita de Estado à Índia na semana passada.
Durante o encontro bilateral, que vai acontecer a pedido de Lula, ambos os presidentes vão alinhar a participação do Brasil na cúpula de inteligência artificial, que deve acontecer na Índia em fevereiro do próximo ano.