São Paulo – O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva esteve neste domingo (23) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para exames de rotina. De acordo com a assessoria da Presidência, ele também passou por um procedimento de infiltração para reduzir dores nos quadris, decorrentes de uma artrose.
Da capital paulista, Lula segue para São Bernardo do Campo, onde participa do aniversário do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Berço da trajetória política do presidente, o sindicato completa 64 anos com um histórico de lutas em defesa dos trabalhadores e da democracia.
Após o evento no ABC, ainda neste domingo, o presidente da república retorna a Brasília.
Artrose de Lula
O presidente Lula disse no dia 6 de julho que descartou fazer uma cirurgia ainda em 2023 para tratar a artrose que tem no quadril. O motivo, justifica o petista, é não atrapalhar a agenda de viagens internacionais.
“Por enquanto, eu ainda tenho que andar […] São reuniões imprescindíveis para um país do tamanho do Brasil”, disse o presidente em entrevista ao SBT no início de julho
O presidente havia considerado fazer o procedimento em julho. Queixa-se de dores. Em maio, durante evento de lançamento da regulamentação da Lei Paulo Gustavo, Lula mencionou as dores na perna e brincou com o senador Otto Alencar (PSD-BA), que é ortopedista, dizendo que ele teria que curá-lo. Falou também que não poderia jogar futebol por causa disso.
Em suma especialistas afirmam que o processo de recuperação da cirurgia duraria cerca de uma semana, considerando o que se conhece a respeito do quadro clínico do presidente e sua idade (77 anos).
Leia mais: Mendonça suspende norma de Goiás que permitia salários acima do teto