MANAUS – A cidade de Manaus já tem, oficialmente, seis pré-candidatos para a disputa pela Prefeitura. David Almeida (Avante), Alberto Neto (PL), Amom Mandel (Cidadania), Maria Seffair (Novo) e Wilker Barreto (Mobiliza) e Roberto Cidade (UB).
David Almeida e mais cinco pré-candidatos
O atual prefeito de Manaus vai em busca da reeleição. Em diversos momentos tem se posicionado pela continuidade do trabalho. O prefeito afirma que nas áreas de Saúde, Educação e Habitação, a cidade avançou e vai avançar mais ainda.
Em uma ação de habitação nos bairros Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e Zumbi dos Palmares, disse que sua preocupação agora e no segundo mandato será “transformar a qualidade de vida do povo manauara”.
Leia mais: Menezes deixa o PL, fecha com Cidade e sepulta chapa puro sangue
Alberto Neto pela direita
O deputado federal Alberto Neto foi o escolhido do ex-presidente Jair Bolsonaro na corrida para ver quem ganharia o apoio do líder da direita no Brasil. Alberto já tem apontado o que pretende fazer se for eleito, e garante que Manaus pode ser uma cidade muito melhor do que é hoje.
“A direita está unida no Amazonas e estou pronto para fazer a diferença na nossa cidade!”, afirma o parlamentar.
Amom Mandel, sangue novo
Amom Mandel é o mais jovem pré-candidato na corrida pela Prefeitura. Vereador, depois deputado federal, agora o parlamentar busca o comanda da quinta maior cidade do Brasil.
“Eu amo meu trabalho. Desde que entrei para a política, descobri o que me motiva a levantar da cama todos os dias”, garante.
Maria Seffair representando as mulheres
A empresária Maria do Carmo Seffair é a novidade na eleição deste ano. A empresária representa o partido Novo na corrida eleitoral, e afirma querer levar para a Prefeitura o método de gestão profissional da iniciativa privada.
“Sim, com esforço e luta, conquistei muitas coisas na vida privada. Mas eu não quis parar por aí. É por essa razão que assumi a presidência do Partido Novo no Amazonas e, desde então, já crescemos 90% – algo nunca visto na história”.
Wilker Barreto muda para tentar ser eleito
Ex-vereador, atual deputado de oposição na Aleam, Wilker Barreto mudou do Cidadania para o Mobiliza. Em suas entrevistas tem ressaltado as questões orçamentárias como prioridade, defendendo a boa aplicação dos recursos de Manaus. Também se apresenta como candidato de direita.
“Politicamente, ser de centro, para mim, é ser independente. É votar de acordo com a minha consciência. E obviamente, programas sociais que entrem na votação terão o meu voto positivo. Programas, no entanto, que prevejam ali coisas negativas para o nosso país, o endividamento, o descontrole de gastos e assim por diante, têm o meu voto contrário”.
Roberto Cidade com apoio de Wilson
O deputado estadual Roberto Cidade é o mais recente a entrar na disputa eleitoral em Manaus. Ao lado do governador Wilson Lima, o parlamentar diz que tem vontade e preparo para este novo desafio.
“Me sinto pronto, preparado para administrar Manaus. Falo com muito orgulho que tenho ao meu lado o governador Wilson Lima. Vamos construir um plano de governo que vai, verdadeiramente beneficiar nossa capital”.
Registro de candidaturas
Partidos políticos, federações e coligações terão até o dia 15 de agosto para solicitar à Justiça Eleitoral o registro de candidatas e candidatos para as Eleições Municipais 2024. Os pedidos para o próximo pleito, que envolve as disputas para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, deverão ser apresentados nos juízos eleitorais. É isso o que prevê a Resolução TSE n° 23.609/2019, modificada em alguns trechos pela Resolução TSE n° 23.729/2024, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro deste ano.
Configuração
O registro dos pré-candidatos ao cargo de prefeito e vice-prefeito deverá ser realizado em chapa única e indivisível, mesmo que seja fruto da indicação de coligação partidária. Vale ressaltar que, no último dia para a formalização dos pedidos, em 15 de agosto, o cartório eleitoral deverá assegurar o atendimento presencial até às 19h.
Subscrição
Caso o pedido de registro seja feito por um único partido, o responsável pelo ato será o presidente do órgão de direção nacional, estadual ou municipal ou, ainda, o delegado registrado no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP). Nas coligações, a atribuição fica por conta de presidentes de partidos ou federações coligadas, delegados indicados, maioria de integrantes dos órgãos executivos de direção ou, ainda, representante da coligação. As mesmas regras das coligações também são válidas e se aplicam às federações.
Formulários
Os pedidos de registro de candidatura serão compostos pelo Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e pelo Requerimento de Registro de Candidatura (RRC). Para cada cargo desejado, o DRAP deverá ser preenchido com o respectivo cargo, nome e sigla do partido, datas das convenções, lista dos nomes e números dos candidatos, telefone móvel e fixo para comunicações e notificações da Justiça Eleitoral, além do endereço eletrônico da página na internet e redes sociais do partido, coligação ou federação.
Já o RRC deverá apresentar informações como: inscrição eleitoral; nome civil ou social; data e local de nascimento; gênero; estado civil; ocupação; grau de instrução; número da carteira de identidade; telefone (fixo e móvel); endereço; partido político; cargo pleiteado; número da candidatura; nome para constar da urna eletrônica; declaração de ciência do candidato de que deverá prestar contas à Justiça Eleitoral; e autorização do candidato ao partido, à federação ou à coligação para concorrer, entre outros documentos.
Números
Cada partido, federação ou coligação poderá solicitar o registro dos pré-candidatos a prefeito e respectivo vice. Já para as câmaras municipais, o número de candidatas e candidatos registrados será de até 100% do número de lugares a preencher, acrescido de mais um. Dentro do número resultante, o partido ou federação deverá preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada gênero. A chamada cota de gênero está prevista na Lei das Eleições.
Consulta
A divulgação das candidaturas registradas será feita pela Justiça Eleitoral na página do DivulgaCandContas. O portal apresenta informações detalhadas sobre todas as candidatas e todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral, bem como sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos. Hoje, a página exibe resultados desde as Eleições 2004 até o pleito mais recente, em 2022.