MANAUS – David Almeida (Avante), Amom Mandel (Cidadania), Roberto Cidade (União Brasil) e Alberto Neto (PL) caminham para fazer a eleição mais disputada da história em Manaus. O atual prefeito, dois deputados federais e um estadual surge como os principais nomes na corrida deste ano.
Amom lançou a pré-candidatura dele nesta sexta-feira (23), se apresentando como o “novo” na política do Amazonas. O partido dele está federado com o PSDB, o que inclui a participação do senador Plínio Valério no palanque.
Leia mais: Amom Mandel oficializa pré-candidatura à Prefeitura de Manaus
“Vamos trabalhar e ajudar o estado no combate à violência, especialmente nos ônibus. Vamos fazer diferente de tudo que está aí. A Prefeitura será do povo e não mais de um grupo familiar, de um grupo amigos do ex-menino do morro”, alfinetou Amom.
Futuro de David Almeida
Apesar de ser o atual prefeito e ter “a caneta” na mão. o prefeito de Manaus, David Almeida, não está em uma situação confortável, como outros políticos que tentaram a reeleição em Manaus. Além do fogo inimigo, enfrenta a indefinição do apoio do governador Wilson Lima.
Se mantiver a parceria fechada há dois anos, David terá as forças do cargo e do capital político do governador nas ruas e no palanque. Caso contrário, tende a remar com o senador Eduardo Braga, e enfrentar Roberto Cidade, o deputado estadual mais votado da história, impulsionado pela força do União Brasil.
Roberto Cidade, dia 6 de março?
Corre em Manaus desde sexta-feira que o deputado estadual Roberto Cidade lançará sua candidatura no próximo dia 6 de março. Recentemente o governador Wilson Lima disse que era justo Cidade colocar seu nome no jogo, porém, esperaria até abril para anunciar quem terá seu apoio.
Cidade se destacou nas eleições como líder de votos, foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas e passou a caminhar com Wilson, a quem substituiu recentemente no comando do Governo.
À direita
Também nesta sexta-feira o deputado Alberto Neto e Coronel Menezes confirmaram, separadamente, que estarão juntos numa chapa puro-sangue de direita em Manaus. Os dois encontram neste domingo (25) o presidente Jair Bolsonaro, padrinho da união de uma dupla que passou todo ano de 2023 se acusando pelas redes sociais e pela mídia.
Leia mais: Alberto Neto e Menezes formam chapa com benção de Bolsonaro
Registro de estatutos e filiação partidária
Dia 6 de abril, seis meses antes do pleito, é a data-limite para que todas as legendas e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE. Esse também é o prazo final para que todas as candidatas e todos os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer.