Manaus (AM)- Com o anúncio de uma reforma administrativa e criação de mais três secretárias na última semana, o governador do Amazonas Wilson Lima (UB), já começou montar sua equipe com nomes que irão ficar à frente das pastas. Nessa quinta-feira (4) ele nomeou o engenheiro civil Marcellus José Barroso Campêlo para o cargo de secretário para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
Leia também: Wilson Lima assina parceria com o Conselho Mundial de Energia para troca de experiências e tecnologias
Marcellus estava como coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), onde está desde 2019 e entre 2015 e 2017 ele foi gestor do órgão.
Nas redes sociais, o agora secretário agradeceu a Wilson Lima e aos colegas de trabalho que segundo ele, contribuíram para que ele assume novamente uma pasta na gestão do governador.
Campêlo afirmou por meio da assessoria que a secretaria vai trabalhar com temas de habitação, saneamento e desenvolvimento da região metropolitana, além de projetos que a UGPE já desenvolve.
“Fico muito grato pela confiança depositada pelo governador ao me nomear para o cargo. É uma Secretaria que vai trabalhar com temas muito importantes para a população”
A nomeação do engenheiro marca a volta dele ao primeiro escalão do governo estadual, cargo que ele já ocupou em 2020 quando substituiu Simone Papaiz, na secretaria de Saúde.
Carreira
Marcellus tem 53 anos e já acumula cargos importantes ao longo de sua carreira. De 2010 a 2012, ele presidiu a Comissão Geral de Licitação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Entre 2019 a 2020 foi secretário Executivo da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e, secretário de Estado de Saúde, de 2020 a 2021.
Secretaria
O governador visando uma reforma administrativa em seu governo, criou na semana passada três novas Secretarias do Estado, dentre elas está a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Amazonas que Marcellus vai assumir.
As outras duas são a Secretaria de Energia, Mineração e Gás e a Secretaria de Desporto e Lazer que ainda seguem sem um nome definido.
A pasta tem por meta melhorar as políticas públicas voltadas para programas de infraestrutura e projetos especiais do governo estadual.
“A execução das políticas energéticas e de recursos hídricos, bem como o planejamento, o desenvolvimento e a execução de políticas públicas de Programas Estruturantes de Infraestrutura e Projetos Estratégicos de interesse do Poder Executivo Estadual”, afirma parte do documento de criação da secretaria.