O chanceler brasileiro Mauro Vieira encerrou a agenda nos Estados Unidos e deve retornar ao Brasil ainda nesta terça-feira (29), segundo fontes diplomáticas.
O ministro participou, nos últimos dois dias, da conferência que discute a solução de dois Estados na sede da ONU em Nova York.
Vieira havia feito um gesto ao governo americano, avisando que estaria nos Estados Unidos e disposto a ir a Washington caso a Casa Branca habilitasse algum negociador de alto nível para tratar da retomada das negociações sobre as tarifas. Mas não houve uma resposta positiva do governo Trump.
Leia mais: Haddad diz que há diálogo com EUA, mas “Lula não pode passar papelão como Zelensky”
Fontes do governo americano afirmaram à imprensa na tarde desta terça-feira (29) que não há nenhuma reunião prevista com o chanceler, confirmando que a tentativa do Brasil foi frustrada.
O ministro realizou três reuniões bilaterais nesta terça-feira: com o primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Mustafa; o chanceler da Jordânia, Ayman Safadi; e a Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Integração Africana do Senegal, Yassine Fall.
O chanceler também participou de uma reunião informal da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).
Na segunda-feira, Vieira já havia realizado bilaterais com a Áustria, o Canadá, a Espanha e Portugal.