O empresário do setor de Mercado de Navegação, Logística e Terminais, Marcello Di Gregorio, recebeu, nesta quinta-feira (12/12), a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo 2024, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A indicação reconhece pessoas que, por meio de sua atuação profissional, contribuíram para o desenvolvimento e valorização da sociedade amazonense. A iniciativa foi do deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) em reconhecimento ao trabalho do homenageado no Estado, incentivando o desenvolvimento e a geração de emprego e renda, como diretor geral da Super Terminais. Além de Di Gregorio, outros 26 nomes foram homenageados pela Aleam.
A Sessão Especial, presidida pelo presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), contou com a presença do secretário de Governo, Sérgio Litaiff, que representou o governador Wilson Lima (UB).
“Essa honraria representa o resultado de muito trabalho, um reconhecimento. Esse foi um ano muito difícil para nós, com essa segunda seca histórica, mais severa que a de 2023 e, ainda assim, conseguimos trabalhar, não precisamos parar linhas de produção, nem efetuar demissões e isso foi um prêmio que recebemos esse ano”, disse o homenageado.
Como justificativa da indicação, o deputado Adjuto Afonso ressaltou o trabalho do homenageado, pela difícil missão que é investir no Estado do Amazonas, por sua localização tão distante do restante do país.
“A importância do trabalho do Marcello Di Gregorio, que é um dos proprietários do Super Terminais, e o trabalho realizado por ele foi muito importante durante a estiagem quando transportaram parte de seu porto para Itacoatiara, permitindo assim a continuação dos processos logísticos proporcionando assim a não paralisação da produção por falta de insumos e nem da exportação de produtos produzidos pela indústria local. Portanto, essa homenagem é muito importante para reconhecer o trabalho dessas pessoas que se destacam”, afirmou o deputado.
O Legado
Marcello Di Gregorio construiu uma exitosa e empreendedora trajetória profissional na área de Terminais de Uso Privado, praticando uma gestão focada no desenvolvimento tecno-sustentável das operações portuárias, melhores resultados operacionais, comprometimento da equipe, treinamento, gestão integrada e implementação de uma cultura organizacional atenta às questões sociais da comunidade.
Como diretor geral do Super Terminais Manaus-Brasil desde agosto de 2009, ele vem incentivando a geração de emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico com o gerenciamento de milhões investidos em vários setores.
Dentre os resultados que mais engrandecem o Estado, está a geração de emprego e renda para a população local, que gira em torno de 396 pessoas trabalhando no terminal.
Di Gregorio, ainda, estando à frente das quatro companhias da família na região Norte: o Super Terminais, a Aurora Manaus, a Super Trans e a Amazon Transportes, juntas, geram mais de 1.000 empregos diretos e outros 2.000 indiretos na região amazônica, impactando mais de 3.500 mil famílias.
A honraria
A Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, instituída pela Resolução Legislativa nº 319/ 2002 e confirmada pelo Projeto de Resolução Legislativa nº 16/ 2002, é concedida a personalidades que contribuem com a sociedade amazonense e com o desenvolvimento do Amazonas.