Durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), ocorrida na manhã desta quarta-feira (29), o deputado federal André Janones (Avante) foi ameaçado pelo deputado Alberto Fraga (PL). Tudo aconteceu enquanto os parlamentares discutiam sobre a situação que envolve o também deputado Nikolas Ferreira (PL), que no dia anterior havia sido alvo de ofensas. “Não uso chupeta, uso revólver, pistola”, disse Fraga. Janones, por sua vez, usou a tribuna para falar que estava sendo ameaçado de morte.
🚨 André Janones é ameaçado pelo deputado Alberto Fraga na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
"Eu não uso chupeta não. Eu uso é revólver mesmo, é pistola", disse Fraga.pic.twitter.com/xUvrKhENTd— Central da Política (@centralpolitcs) March 29, 2023
Leia também: Cotado para desembargador, Marcelo Ramos diz: ‘preciso de tempo para mim e para os meus’
Fraga afirmou que tinha ido à sessão disposto a brigar com o presidente da comissão, Rui Falcão (PT-SP), por acreditar que ele teria chamado Nikolas de “chupetinha”. Mas disse ter percebido que as declarações contra o colega de partido ocorreram por parte de Janones.
Em seguida, Fraga fez as ameaças. “Eu não uso chupeta, não. Eu uso é revólver mesmo, é pistola”, disse. O clima ficou tenso na sala onde ocorre a sessão e se iniciou um bate-boca entre os deputados.
Em seguida, Fraga tentou partir para cima de Janones, mas não chegou a se aproximar do parlamentar, pois foi impedido por outros congressistas. Fraga é coronel aposentado da Polícia Militar.
Em 2017, o parlamentar chegou a ter uma pistola apreendida na casa dele pela Polícia Civil. No entanto, foi absolvido, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), da acusação de posse ilegal de arma em razão de resoluções do Exército que, na visão do Poder Judiciário, puderam retroagir para beneficiar o deputado.