BRASÍLIA – O recente perfil criado pela plataforma X para divulgar supostas decisões sigilosas de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, publicou novas postagens neste domingo (1º). A CNN teve acesso à rede social por meio de correspondentes internacionais.
A conta criada pela própria plataforma como “Alexandre Files” publicou uma suposta decisão de um pedido de Moraes para derrubar uma postagem do senador Marcos do Val (Podemos) no mês de agosto deste ano.
A CNN procurou a assessoria do STF, mas até o momento não teve retorno.
A criação da página é uma reação do dono do “X”, Elon Musk, após as recentes decisões judiciais de Moraes. O perfil tem mais de 270 mil seguidores.
Na sexta-feira (30), Moraes determinou a suspensão imediata do X em todo o Brasil. A medida vale até que a plataforma cumpra todas as decisões do STF, pague as multas que já somam R$ 18,3 milhões e indique um representante no país.
O X fechou o escritório no Brasil no mês de agosto, depois da decisão de Moraes que determinou a prisão da representante da plataforma. Com a ausência de representantes do X no país, Moraes solicitou que as contas da empresa Starlink, propriedade de Elon Musk, fossem bloqueadas, para garantir o pagamento das multas.
Leia mais: X começa a ficar indisponível no Brasil após decisão de Moraes
A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar nesta segunda-feira (2) a decisão do ministro de suspender o X em todo território nacional.