MANAUS – Nova pesquisa divulgada na manhã desta quarta-feira (10/7) pelo instituto Eficaz mostra que se as eleições fosse hoje David Almeida (Avante) e Amom Mandel (Cidadania) disputariam o segundo turno. David aparece com 33,2%, seguido de Amom com 27,3%. Em terceiro lugar aparece Roberto Cidade (União Brasil) com 9,3% e em quarto Alberto Neto (PL) com 8%. Na sequência vem Marcelo Ramos (PT) que tem 3,9%, Maria do Carmo (Novo) com 2,9% e Wilker Barreto (Mobiliza) com 1,5%. Brancos e nulos somam 8,7% e não sabem/não responderam.
Rejeição
Segundo a pesquisa, o pré-candidato mais rejeitado é o prefeito David Almeida com 23,1% dos eleitores dizendo que não votam nele de jeito nenhum. Em segundo em rejeição é Marcelo Ramos (21,8%) e o terceiro é Amom com 13% de rejeição.
A pesquisa da Eficaz foi realizada no período de 5 a 6 de julho, ouviu 1004 eleitores, tem margem de erro de 3,2% e está registrada no Superior Tribunal Eleitoral com o número AM-00168/2024. O estatístico responsável é o professor Erico Jander da Silva Lopes (CONRE-8940)
DADOS OBRIGATÓRIOS DA PESQUISA
Entrevistas: 1004
Margem de erro: 3,2%
Nível de confiança: 95%
Período de realização: 5 e 6 de julho de 2024
Registro: AM-00168/2024
Estatístico: Érico Jander da Silva Lopes (Conre-8940)
Coordenação: Jeane Paula Tavares Pires.
Veja o levantamento:
TSE
Na tarde desta segunda-feira (8), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou a mais de 160 representantes de veículos de comunicação o projeto técnico de divulgação dos resultados das Eleições Municipais 2024, cujo primeiro turno está marcado para 6 de outubro. A participação de entidades interessadas em divulgar os resultados está prevista no artigo 218 da Resolução do TSE nº 23.736/2024, que dispõe sobre os atos preparatórios para o pleito.
Na reunião de hoje, o titular daSeção de Totalização e Divulgação de Resultados (Setot) do TSE, Alberto Cavalcante, apresentou o funcionamento do projeto, a logística da totalização e inovações sobre a disponibilização dos resultados, a partir do término da votação no dia do pleito. Segundo ele, o encontro inaugura o contato do TSE com os veículos, inclusive para prestar suporte técnico e esclarecimentos sobre a divulgação dos dados.
Além da parte normativa e operacional da totalização dos votos, foi mostrado também o modelo de arquivo de divulgação, que, agora, será integrado, unificado por município e por zona eleitoral, uma novidade em relação às últimas eleições. Após a apresentação dos meios e formatos eletrônicos que serão utilizados no pleito, a reunião foi aberta para tirar dúvidas.
Leia mais: Presidente Lula discute Mercosul com presidente do Paraguai