BRASIL – Nome cotado para ser a candidata do PL nas eleições de 2026 contra Lula, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro surgiu nesta quinta-feira (28) empatada com o petista em uma pesquisa encomendada pelo PP.
O partido testou dois cenários que mostram apoio à Michelle. Em maio ela virá a Manaus receber o título de cidadã do Amazonas na Assembleia Legislativa.
Michelle Bolsonaro bem cotada
No cenário com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível, Bolsonaro teria 37,1% das intenções de voto se as eleições fossem hoje. Lula aparece com 35,3%. Ciro Gomes (PDT) tem 7,5%, Simone Tebet (MDB) 6,1% e Eduardo Leite (PSDB) 1,8%.
Leia mais: Alfredo Nascimento rebate Menezes: ‘falando bobagens’
Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece tecnicamente empatada com Lula em um dos cenários simulados pelo instituto Paraná Pesquisas na sondagem divulgada nesta quinta-feira, 28.
No primeiro cenário em que o ex-presidente é substituído por sua esposa, Michelle Bolsonaro aparece com 30,9% das intenções de voto contra 36% de Lula. Ciro Gomes, nesta simulação, teria 8,7% das intenções de voto contra 6,9% de Simone Tebet e 2,2% de Eduardo Leite.
Mas quando o eleitor é questionado sobre um cenário em que há apoio explícito de Jair Bolsonaro à sua esposa em uma disputa presidencial, há um empate técnico entre Lula e a ex-primeira-dama.
Neste cenário, Lula teria 44,5% das intenções de voto e Michelle Bolsonaro 43,4%.
Bastidores
Nos bastidores, Jair Bolsonaro ainda afirma que Michelle Bolsonaro é pouco experiente para uma disputa majoritária, mas no PL a idéia não é essa.
Integrantes do PL tem ressaltado que a ex-primeira-dama demonstra desenvoltura em seus discursos. Na visão dos caciques do PL, Michelle teria condições de concentrar o voto de eleitores evangélicos e das mulheres.