MANAUS – Políticos como Roberto Cidade, Alberto Neto, Marcelo Ramos, Coronel Menezes, Anne Moura, David Almeida, Zé Ricardo, todos nomes colocados na mesa para a disputa eleitoral em Manaus, também travam outra disputa na política: quem tem mais apoio dos líderes locais e nacionais.
Na semana em que acabou a janela partidária e o prazo para a filiação aos partidos, pré-candidatos e prefeito e vereadores fecharam alianças importantes que podem definir os rumos do pleito.
Leia mais: Caio André assina ficha de filiação ao União Brasil de Wilson Lima
Bolsonaro
Apesar de não estar mais no poder, Jair Bolsonaro é provavelmente o líder político mais disputado. Alberto Neto, Coronel Menezes, Raiff Matos, Capitão Carpê e todos os candidato de direita correm por uma foto ao lado do ex-presidente.
Bolsonaro e a esposa estarão em Manaus nos dias 10 e 11 de abril e certamente serão alvo das câmeras dos pré-candidatos. Esta semana, Alberto Neto até postou uma recordação dos tempos que era policial e Bolsonaro deputado, primeira vez que os dois tiraram fotos juntos, em Manaus.
Menezes, que é compadre de Bolsonaro e amigo pessoal da família há 40 anos, até trocou o PL pelo PP, mas fez questão de dizer que o ex-presidente é seu “líder”, como todos os políticos do partido de onde saiu.
Lula
Lula estava fora das eleições em Manaus até esta semana, quando decidiu mexer no tabuleiro e tirou da cartola Marcelo Ramos. Vendo o PT rachado com políticos incapazes de definir um candidato, o presidente apontou a varinha mágica para o ex-deputado, que anunciou aposentadoria das urnas mas imediatamente atendeu ao chamado do chefe.
Assim como Marcelo Ramos, Anne Moura, Zé Ricardo e Sassá colam no político e líder da esquerda em busca de engajamento e votos. Lula ainda não tem data para vir a Manaus, mas já visou que vai andar pelo Brasil este ano pedindo votos para o PT.
Wilson Lima
Maior liderança estadual entre políticos amazonenses, Wilson Lima mostrou esta semana que sabe jogar e mexer as peças no tabuleiro. Trouxe o presidente da Câmara Municipal de Manaus para o União Brasil, no arco de aliança que terá o deputado estadual e presidente da Assembleia, Roberto Cidade, como o nome a ser oferecido ao eleitor para prefeito de Manaus.
Ao mesmo tempo, arrumou vaga para Coronel Menezes no PP, onde terá um forte aliado na corrida tanto pela prefeitura quando pelo CMM. Wilson decidiu colocar o UB no jogo e deixou de lado a parceria com David Almeida há dois anos, enfraquecendo a candidatura de reeleição do prefeito.
Braga
Ficou para David Almeida o senador Eduardo Braga. O MDB de Braga deve ser o nome mais forte no arco de alianças do prefeito, que viu Lula tirar Omar Aziz do seu palanque com o chamado feito a Marcelo Ramos.
Esta semana o prefeito disse que não quer falar de campanha antes de junho. Argumento compreensível para quem acabou ficando com menos apoio do que o cargo que ocupa poderia ter lhe dado entre os políticos.
Eleitor
Nunca é demais lembrar que todos os nomes de políticos na mesa são pré-candidatos. Podem perfeitamente desistir antes de homologarem suas candidaturas. Mas para participar do processo o eleitor precisa estar atento.
Eleitoras e eleitores de todo o país podem regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais até 8 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das Eleições Municipais deste ano.
No caso das pessoas que vão tirar o título pela primeira vez é obrigatório o comparecimento ao cartório eleitoral para realizar a coleta da biometria.
O cadastro biométrico é gratuito e garante maior segurança para o processo eleitoral, evitando que uma pessoa vote no lugar de outra e ajudando na detecção de eleitoras e eleitores com mais de um registro no cadastro eleitoral.
Vale destacar que apenas a solicitação feita pela internet não garante a emissão do título ou a regularização da situação eleitoral. Os devidos documentos devem ser anexados para que a Justiça Eleitoral analise a solicitação e dê continuidade ao atendimento.
Apesar de ser possível adiantar o requerimento para o alistamento eleitoral pela internet,caso prefira, a pessoa pode se dirigir diretamente ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência para fazer a inscrição eleitoral.
Confira no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado ou na unidade da Justiça Eleitoral da cidade onde mora se há a necessidade de agendamento para o atendimento presencial.
A consulta para saber se os dados biométricos estão em dia pode ser feita no site do TSE.
Identificação biométrica
Nesta segunda-feira (1º), o TSE lançou, em rede nacional, uma campanha sobre a biometria. Com o slogan “Identificação biométrica – a nossa democracia tem as duas digitais”, a ação busca conscientizar aqueles que ainda não fizeram a biometria e pretendem votar pela primeira vez nas Eleições Municipais 2024, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno).
A eleitora ou o eleitor que não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderá votar normalmente no pleito de 2024.