Manaus (AM) – Marcado por diversas polêmicas em sua administração, o prefeito do município de Borba (150.38 km distante de Manaus), Simão Peixoto (Progressistas), foi preso em Manaus, pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (03), em cumprimento ao mandado solicitado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM). O pedido foi assinado pelo desembargador, Anselmo Chixaro, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
Desde a polêmica luta de MMA com plateia entre Simão e um ex-vereador do município, o MPAM instaurou inquérito civil para apurar o ato de improbidade administrativa e de infração político-administrativa supostamente praticados pelo prefeito.
Além disso, ele responde a processos de agressões contra adversários políticos, como o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil) e uma ameaça à vereadora Enfermeira Tatiana (PTB). Entretanto até o momento não há informações sobre o que motivou a prisão.
Leia também: PF mira policiais militares em operação sobre atos golpistas em Brasília
Informações dão conta de que Simão Peixoto estava de licença médica na capital, e que após ser preso ele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exames de corpo de delito. Posteriormente ele foi levado para o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), localizado no km 8 da BR-174.