O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (14). Os líderes discutiram questões internacionais da atualidade e a situação da Venezuela.
Conforme informações divulgadas pelo Kremlin, Lula e Putin enfatizaram as abordagens fundamentais compartilhadas pela Rússia e pelo Brasil “em relação à garantia da soberania estatal e dos interesses nacionais da República Bolivariana”.
Os mandatários concordaram em continuar coordenando esforços, inclusive no âmbito da ONU (Organização das Nações Unidas) e por meio do BRICS, para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões.
O contato entre os dois chefes de Estado se dá em meio ao acirramento das tensões no mundo após os Estados Unidos realizarem operação na Venezuela. O episódio resultou na captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro.
O Brasil tem criticado a postura de Donald Trump e encorpado o discurso de defesa da soberania de cada nação. Na ocasião do ataque, Lula chegou a afirmar que o país norte-americano cometeu “afronta gravíssima” e ultrapassou uma “linha inaceitável”.
Leia mais: EUA congelam processamento de vistos do Brasil e outros 74 países, diz Fox News
Leia mais: Irã avisa países vizinhos que pode atacar bases dos EUA se sofrer ofensiva

