Na percepção da maioria dos brasileiros (56%), a economia do país piorou nos últimos 12 meses. Este é o maior nível desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa Genial/Quaest.
Em janeiro, o índice de aprovação era de 47%; o de desaprovação, 49%. Os que não sabem ou não responderam eram 4%.
Além disso, o dado divulgado nesta quarta-feira (2) representa um salto desde o último levantamento realizado em janeiro, onde 39% dos entrevistados observavam piora do cenário econômico.
Em outra frente, para 26% dos participantes, a economia permaneceu do mesmo jeito, uma queda desde o último relatório, quando a avaliação foi feita por 32% dos entrevistados.
Na outra ponta, 16% veem melhora do quadro econômico. Em janeiro, esse número era de 25%.
Apesar disso, os entrevistados, quando questionados sobre as expectativas para os 12 meses seguintes, permanecem otimistas em sua maioria. Para 44%, a economia deve melhorar, enquanto para 34%, deve piorar.
Foram entrevistadas 2.004 pessoas pela Quaest, presencialmente, entre 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
O trabalho realizado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por mais da metade dos brasileiros, conforme a pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (2).