Na edição Nº 62 do Jornal Vanguarda do Norte, publicada no último fim de semana (3 e 4 de junho), entrevistamos o secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior, Um dos braços direitos do prefeito de Manaus David Almeida. Renato Júnior tem feito a roda girar, levando asfaltamento para vários bairros de Manaus. Confira agora a reportagem completa aqui no Site Vanguarda do Norte.
Vanguarda do Norte – O senhor foi secretário de Feiras em Manaus e assumiu a pasta de Infraestrutura, com orçamento ainda maior. Na sua opinião esse é um sinal de que o seu trabalho está sendo reconhecido?
Renato Júnior – Acredito que todo trabalho é valido quando você faz com carinho, com amor e com intensidade. Pra mim é motivo de muito orgulho ter a confiança do prefeito David Almeida que é uma pessoa que eu respeito e que eu tenho um carinho. Sei que ele confia em mim e eu também confio nele. É claro que eu sou muito comprometido com a gestão do prefeito, sobretudo com resultados. E é claro que, quem se preocupa com resultados, logra exito em algumas frentes mas eu não atribuo tão somente a isso. Atribuo também a uma boa comodação entre os secretários do prefeito, um bom trânsito entre os secretários e uma trasversalidade entre as partes.
VDN- Quais os maiores desafios à frente da Seminf e qual foi o legado encontrado de gestões passadas?
RJ: O maior desafio que encontrei foram as ruas, algumas bastantes esburacadas. A gestão do prefeito David Almeida assumiu esse compromisso de melhorar a situação da malha viária de Manaus e o legado é aquele deixado pelo vice prefeito, Marcos Rotta, que já deixou alguns processo licitatórios em cursos e que me permitiu já na minha gestão colocar em prática esses projetos.
VDN- Manaus é uma metrópole com mais de 2 milhões de habitantes que exige compromisso diário. Na sua opinião, qual o maior problema a ser enfrentado na capital em termos de infraestrutura?
RJ- Sem sombra de dúvidas a malha viária e a mobilidade urbana. São duas áreas que estamos atacando fortemente. Com o Asfalta Manaus já trabalhamos em mais de duas mil ruas em um ano. Demos ordem de serviço para dois viadutos e outros dois estão em processo licitatório.
VDN – Em relação ao asfaltamento de ruas, esse deverá ser contínuo? E em relação à infraestrutura viária?
RJ- Sim. Este é um ritmo que não sairá mais. Asfaltamos no verão e no inverno. Claro que no inverso algumas ações diminuem mas asfaltamento vai continuar.
VDN – Com as invasões, Manaus conta com bairros periféricos totalmente sem infraestrutura, com perigosas áreas de risco. Como resolver essas questões?
RJ- Sobre a questão das áreas de ocupação irregular as pessoas não escolheram estar ali. É um problema social. Mas estamos entrando em áreas que nunca foram asfaltadas e também instalando rede de drenagem onde nunca foi feito. Temos feito tudo o que está em nosso alcance. Inclusive já trabalhamos em dezessete áreas de erosão em Manaus e faremos trabalhos em
mais dez.
Leia mais: Em primeiro ano de atuação, ‘Asfalta Manaus’ alcança mais de 2 mil ruas
VDN – Em relação à política. Como está sua relação com a Câmara Municipal, já que a pasta de infraestrutura é uma das mais demandadas pelos vereadores?
RJ – A relação da minha pasta Câmara é perfeita. Todos eles tem trânsito para chegar na Seminf. Nesta sexta inclusive, tive com o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Caio André (PSC), em um bairro de Manaus. Eu estava atendendo uma demanda dele. Temos uma boa relação com os vereadores que nos dão sustentabilidade nas nossas ações. Aprovam empréstimos que são transformados em asfalto. A atenção por isso é voltada às demandas dos vereadores.Portanto, o trânsito entre o executido e legislativo municipal está fluindo graças a Deus.
VDN – O senhor tem pretensão a cargos políticos nas eleições? Como pode ajudar o prefeito David Almeida na questão política?
RJ – Pelo cenário político e a função que ocupo é natural que me perguntem a este respeito uma vez que estamos envolto no mundo político, com personagens políticos, Mas nesse momento não tenho pretensões políticas. Recebi convites sim mas neguei a todos. Acho que o meu papel nesse processo é realmente trabalhar e entregar para Manaus o que ela merece, sobre a determinação do maestro, que é o prefeito David Almeida.