Manaus (AM)- A deputada estadual, Mayra Dias (UB) é uma das duas novatas que estão em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Voltada às causas sociais, a parlamentar afirma que entrou para a vida política por acreditar que como deputada pode ajudar ainda mais o povo dos interiores.
Mayra que é natural de Parintins e esposa do atual prefeito da cidade, Bi Garcia, foi eleita com 34.563 votos, ficando em 13ª como a mais votada do total de 24 deputados.
A deputada estar entre as cinco mulheres eleitas para ocupar uma cadeira nessa 20º Legislatura.
Mayra está à frente da Comissão Permanente de Assistência Social e Trabalho. Jornalista por formação, a parlamentar promete ser uma voz ativa dentro da Casa em prol das mulheres e também continuar seu trabalho atuando em causas de pessoas em vulnerabilidade.
Vanguarda do Norte: A senhora foi eleita para o seu primeiro mandato. Quais suas prioridades para esse mandato?
Mayra Dias: Para esse primeiro momento quero focar nas questões da mulher e do social. Apresentei um requerimento solicitando o desmembramento da delegacia da mulher que ainda é atrelada a delegacia geral, em Parintins, assim como solicitei a construção da especializada na cidade. Além de solicitar uma delegada para trabalhar no município de Maués, onde os índices de violência contra a mulher são altos.
Também instalei a comissão permanente da Assistência Social e trabalho, reuni com mais de 30 secretários de assistência dos municípios do interior do Amazonas e a Secretária de estado da assistência social, buscando parcerias para que possamos atuar intensamente atendendo as demandas da população em situação de vulnerabilidade social.
Na saúde, por exemplo, vou trabalhar pela ampliação da regionalização da saúde, lutando para levar a alta complexidade para os municípios polos do interior. Sou defensora do empreendedorismo, vimos durante a pandemia da covid-19 o quanto o povo do estado se reinventou com negócios próprios e pretendo incentivar essa modalidade usando, principalmente, a internet a favor dos novos negócios.
VDN: A senhora é esposa de um político, isso influenciou na escolha em entrar para a vida política?
Mayra Dias: Muitas pessoas me fazem essa pergunta, mas eu também sou filha de político, meu pai foi vereador por muitos anos em Nova Olinda do Norte. Com relação ao Bi, além de ser meu marido, tem uma grande experiência política da qual não posso abrir mão. Ele teve sim influência, pelo fato de me apoiar, mas a escolha foi minha.
Eu resolvi entrar na vida política ao me sentir impotente durante a pandemia da Covid-19, ao visitar os hospitais e acompanhar, na linha de frente, aquele momento de sofrimento que o Amazonas passava. Recebi pedido de ajuda de vários municípios, com alguns amigos consegui enviar ajuda, mas não consegui atender a todos. Nesse momento, percebi que como deputada estadual eu conseguiria atuar com projetos e políticas públicas que pudessem atingir um maior número de pessoas e municípios.
VDN: A senhora ainda não apresentou nenhum projeto no início desse mandato. A senhora vai apresentar algum projeto que beneficie os interiores?
Mayra Dias: Então, nestas primeiras semanas eu me dediquei a entender e acompanhar como funciona todo o processo legislativo. Minha equipe está trabalhando em vários projetos que visem beneficiar a nossa sociedade, entretanto, minha intenção não é fazer números, não é quantidade, mas qualidade em todos os projetos e propostas que iremos apresentar na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
Como venho do interior trago comigo a experiência e as demandas de alguns municípios, sabemos que cada região tem a sua peculiaridade e, dentro de nossas ações, também estão incluídas questões relacionadas a geração de renda, segurança pública, educação, esporte e lazer entre outros.
O resultado disso são os quatro requerimentos que já apresentei na tribuna do poder legislativo, os que já citei acima, relacionado à segurança da mulher.
Também apresentei o pedido de uma ambulância nova para Companhia de Bombeiros do Baixo Amazonas, e o batalhão da Polícia Militar que atende os municípios de Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha.
VDN: E para Manaus a senhora irá focar em que pautas?
Mayra Dias: Tenho acompanhado atentamente as questões que envolvem a Zona Franca de Manaus, as reformas tributárias do governo federal e o debate sobre a possibilidade de extinguir o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Acredito muito no diálogo para solucionar essa questão de unificação de impostos. É importante pensar sempre na consequência que teremos para o povo do nosso estado.
Também tenho buscado parcerias com entidades e órgãos do poder público para identificar as principais demandas da cidade de Manaus. Esta semana estive com a Secretária de Estado da Assistência Social, Kelly Paixão, e buscarei contato com o secretário de saúde para que possamos acompanhar demandas da população com um mandato participativo.
Antes de lançar qualquer projeto ou requerimento quero sempre estar por dentro de cada realidade.
VDN: A senhora foi eleita presidente da Comissão Permanente de Assistência Social e Trabalho, o que isso significou na sua vida, já que está iniciando sua carreira na política?
Mayra Dias: Trabalho com a questão social há muito tempo. Sempre desenvolvi atividades voltadas para o setor. Inclusive no mundo Miss, não era apenas desfilar, fazer fotos ou conceder entrevistas, tínhamos uma causa e a minha, sempre foi essa. Como primeira dama do município de Parintins, de forma voluntária, ampliei esses atendimentos para comunidades rurais. Criei projetos importantes para o atendimento da mulher, crianças, idosos e pessoas com deficiência.
E um dos projetos que muito me dá orgulho é o Núcleo de Inclusão Socioassistencial e Atividades Adaptadas – Girassol, que funciona em Parintins e quero usar o modelo para chegar a outras cidades, pois proporciona atendimento a pessoas com deficiência física, deficiência neurológica e idosos com atividades psicomotoras, cognitivas e sensoriais.
VDN: A senhora sempre discursa em relação à Assistência Social, na qual a senhora já atuou. Nesse sentido a senhora tem projetos para essa área?
Mayra Dias: Sempre tive um olhar voltado para o social, à educação de qualidade, ao acolhimento e proteção à mulher, e melhores condições de vida para nossa gente. Penso que atuar no social é uma modalidade transversal, faz com que nós nos envolvamos em todos os setores. Por isso, temos trabalhado na construção de projetos que envolvam ações voltadas para a mulher, para crianças, grávidas, jovens, idosos, indígenas, LGBTQIAP+ e todos os públicos em situação de vulnerabilidade.
É um desafio muito grande desenvolver políticas públicas para o social, porque a nossa geografia apresenta realidades diferentes em cada região.
VDN: A senhora como sendo uma das cinco deputadas mulheres dentro da Aleam, pretende criar projetos que visem incentivar a participação da mulher na política?
Mayra Dias: Tudo o que for importante para incentivar a presença da mulher na política nós vamos buscar fazer. Tenhp ciência que representamos um momento de mudança, de protagonismo que precisa ser incentivado. Apesar de um número ainda pequeno da bancada feminina, considero um momento de avanço, pois até algumas legislaturas tínhamos apenas uma mulher no parlamento, hoje temos uma bancada feminina atuante e presente. Sabemos que podemos chegar a mais e acredito que nossa representatividade vai contribuir e muito para que outras mulheres possam cada vez mais ocupar os cargos importantes da política no nosso estado e no Brasil.
VDN: Além das pautas de mulheres e assistência social, quais pautas a senhora irá defender dentro da Casa?
Mayra Dias: Vou atuar no fortalecimento da cultura do nosso estado. Os eventos culturais que temos são importantes para o aquecimento econômico dos municípios. Em Nova Olinda temos Festival, em Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, em Manaus. A cultura do nosso estado é muito rica e com esse incentivo teremos geração de emprego e renda. Vamos também incentivar a economia criativa e por meio da tecnologia pretendo incentivar o empreendedorismo e, principalmente, atuar na geração de oportunidade para a nossa juventude. Temos um potencial enorme e precisamos usar com sabedoria.
VDN: O que a população pode esperar de diferente no seu mandato?
Mayra Dias: Será diferente, porque estaremos trazendo pautas que requerem um olhar e uma sensibilidade voltada para o fator de dimensão Amazônica, nossos projetos e o propósito em legislar serão sempre com foco nas demandas evidenciadas pelo povo amazonense, trago a escuta e a voz daqueles que clamam oportunidades, respeito e compromisso de uma parlamentar nascida e criada no interior, realidade peculiar e desafiadora. Mas, tenho convicção que com essa visão de construção participativa somada à vontade de lutar por melhores condições de vida pra nossa população. Nesse sentido, ouso em dizer que o nosso mandato será de conquistas e legados.