O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade (UB), comemorou o início das obras para melhoria de 16 quilômetros da BR-307, no trecho entre os municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, na região fronteiriça do Amazonas com Peru e Colômbia.
Cidade destacou que o pedido de revitalização da rodovia sempre foi pauta constante de seu mandato, há vários anos, como medida essencial para garantir a trafegabilidade nas comunidades locais e o escoamento da produção rural da região.
“Estaremos atentos à conclusão dessa obra. A BR-307 tem um papel estratégico para a integração do Alto Solimões e para a vida das populações indígenas e ribeirinhas. A recuperação da estrada representa mais dignidade, mais acesso a serviços e maior capacidade de desenvolver economicamente aquela região. Essa é uma obra que reivindicamos há, pelo menos, cinco anos. Seguiremos cobrando e acompanhando cada avanço”, afirmou Roberto Cidade.
A intervenção é elaborada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e inclui serviços de recuperação do pavimento, tapa-buracos, pavimento em concreto em áreas urbanas, melhorias na drenagem com implantação de bueiros, meio-fio e descidas d`água.
O valor da obra, de acordo com o DNIT, é de aproximadamente R$ 67,1 milhões do Governo Federal e com duração de execução dos trabalhos de 2 anos.
“Agradeço ao superintendente Orlando Fanaia, do DNIT Amazonas, pela iniciativa de recuperação desta importante rodovia no Alto Solimões. A estrada é de extrema importância para escoamento da produção dos dois municípios, do acesso aos serviços públicos e transporte de insumos, sobretudo em uma região que tem muitos ribeirinhos e povos tradicionais do Amazonas”, comentou Roberto Cidade.
O contrato prevê manutenção de melhorias entre os quilômetros 625,3 e 657,3 da BR-307.