MANAUS (AM) – Novo levantamento da Projeta Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, divulgado nesta sexta-feira (20), mostra que Roberto Cidade (UB) cresceu 7% na preferência do eleitor, enquanto David Almeida (Avante) perdeu força registrando 2,5%, se comparado os estudos com pesquisa feita há 35 dias pelo Pontual.
Segundo a Projeta, a distância entre o atual prefeito de Manaus e o segundo colocado, Roberto Cidade, caiu para 6,6% na pesquisa espontânea, que é quando o eleitor escolhe na memória o candidato. David tem 18,93% e Cidade 12,33%.
Já no cenário estimulado, Almeida aparece com 29,96% das intenções de voto no cenário geral, seguido por Roberto Cidade, com 22,67%. Os dois cenários indicam um segundo turno entre David e Cidade pela disputa da Prefeitura de Manaus.
O mais rejeitado
Quando o assunto é em quem não votar, Marcelo Ramos é apontado por 22,84% como aquele em quem os eleitores não votariam jamais. David Almeida é rejeitado por 19,32%, Amom Mandel, com 16,57%, Capitão Alberto Neto, 10,95%, Gilberto Vasconcelos, com 7,62%, Roberto Cidade, 6,30%, e Wilker Cidade, 3,11%.
LEIA MAIS: Cidade está consolidado no segundo turno, aponta pesquisa
A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número: AM-01976/2024.
2º turno
Em municípios com mais de 200 mil eleitores, poderá haver 2º turno caso nenhuma candidata ou nenhum candidato à prefeitura conquiste a maioria absoluta dos votos no 1º turno, ou seja, a metade mais um dos votos, não computados os em branco e os nulos.
Nos locais onde houver a necessidade de nova escolha entre os dois mais votados para definir, em 2º turno, quem irá comandar a prefeitura, os concorrentes não poderão ser presos ou detidos a partir do dia 12 de outubro. Assim como no 1º turno, a única exceção diz respeito a casos de flagrante delito.