EUA – A desembargadora Socorro Guedes, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) participa nesta semana do “Fórum Internacional da Amazônia Adalberto Carim” (FIAAC), que começou nesta segunda-feira (18/03) e vai até quarta-feira (20), na Southeast Missouri State University, em Cape Girardeau, Missouri (EUA).
O evento leva o nome do primeiro titular da Vara Especializada do Meio Ambiente do TJAM, juiz Adalberto Carim Antonio, que faleceu em abril de 2022, e que também será homenageado na exposição fotográfica “O Amazonas pelos Olhos de um Amazônida”, do fotógrafo italiano Lucas Meola, durante o Fórum.
Como presidente do Fórum, a desembargadora foi a primeira a se pronunciar na programação desta segunda-feira, dando boas-vindas aos presentes. “Desejamos êxito nas discussões e tratativas para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica”, afirmou a magistrada do TJAM.
Leia mais: TJ realiza casamento coletivo para 22 casais indígenas no AM
A desembargadora Socorro Guedes proferirá palestra sobre o tema “Construindo um futuro sustentável e justo: Um chamado à ação global”, na programação do segundo dia do evento.
O FIAAC apresenta a proposta de promover um diálogo global para conscientização, valorização e proteção da Amazônia e, em três dias de evento, haverá uma série de debates, exposições e discussões sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável da região.
Neste primeiro dia, além da solenidade de abertura, com a mesa composta pela presidente do FIAAC, desembargadora Socorro Guedes, pelo Dr. James Newman, da Universidade do Missouri e pelo reitor do Instituto Federal do Amazonas, Jaime Cavalcante Alves, também ocorreu a palestra “O papel da Amazônia frente à gestão de projetos na Amazônia”, que proferida pela diretora da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do Ifam, Luana Monteiro.
O desembargador José de Ribamar Sobrinho, corregedor de Justiça do TJ do Maranhão profere palestra no segundo dia de evento com o título “Fortalecendo o estado de direito ambiental para sustentabilidade”.
Também participam do Fórum o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib, e o general de Exército do Comando Militar da Amazônia (CMA), Ricardo Costa Neves.
No último dia de evento os participantes farão visita guiada à Instituição para conhecerem projetos de pesquisa e ações da instituição em prol da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.
Outras informações podem ser acessadas no endereço: https://www.forumamazoniaac.org/