Manaus (AM) – A vereadora Yomara Lins ( PRTB) realizou, na manhã desta sexta-feira (3), uma solenidade em comemoração ao Dia Mundial da Oração, no Plenário Jorge, localizado na Sede da Casa Legislativa.
Yomara, que também é pastora de uma igreja evangélica em Manaus, reuniu no evento nomes de representantes evangélicos, além do defensor público Thiago Rosas.
“Nada melhor que comemorar esse dia na chamada Casa do Povo, onde se pode dar voz ao povo. Eu estou sendo vereadora, mas sou pastora” disse a parlamentar.
A vereadora relembrou os dias que esteve à frente da Prefeitura de Manaus e disse que, na época, teve mais “autoridade para entregar Manaus nas mãos de Deus”.
Evangélicos
Na capital amazonense, os autodenominados evangélicos representaram 55,7% dos mais de 1,3 milhão de eleitores aptos a votarem nas eleições de 2020, ano em que a vereadora se elegeu.
De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, a capital amazonense tinha 640.785 mil pessoas consideradas evangélicas.
Vale frisar que atualmente, a política tem levado para dentro das Casas Legislativas, muitas pessoas que se declaram evangélicas, além de ter um imenso eleitorado.
O movimento de evangélicos na política teve um grande incentivo nos últimos quatro anos, quando o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), esteve na Presidência, tanto que a maior parte de seus apoiadores defendem pautas conservadoras e de cunho religioso.
No Brasil, um terço da população são evangélicos, conforme uma pesquisa feita pelo DataFolha, mas esse número pode ser ainda maior, pois os dados levam em conta o último Censo de 2010 do Instituto Brasileiro Geográfico Estatístico ( IBGE).