BRASÍLIA – O ex-presidente Jair Bolsonaro está nas redes sociais pedindo aos apoiadores que lotem a Avenida Paulista neste próximo domingo (18). Segundo ele, um ato a favor do estado democrático de direito será realizado.
Na mensagem, porém, Bolsonaro pede que as pessoas vistam verde e amarelo e não levem cartazes. Ele promete se defender do que chama de injustas acusações.
Bolsonaro está inelegível por oito anos, é alvo da Polícia Federal, e pode, na pior das hipóteses, ficar 30 anos sem disputar uma eleição. A PF afirma, contudo, que ele montou uma minuta de golpe de estado.
Desde a semana passada as polêmicas aumentaram, a ponto do ministro Alexandre Moraes mandar recolher o passaporte do ex-presidente.
Também mandou prender o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, porém, depois, liberou após a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitir parecer pela soltura.
A PGR ressalta a idade de Valdemar, de 74 anos, e a ausência de grave ameaça ou violência para conceder a liberdade.
Leia mais: Moraes solta Valdemar Costa Neto, mas o proíbe de falar com Bolsonaro
Ainda assim, ele afirma que jamais planejou golpe, e que é inocente de todas as acusações. Ele cita o período de transição, quando abriu as portas do Planalto para a equipe de Lula. Desde a derrota, Bolsonaro jamais aceitou o resutlado.
O líder da direita também não passou a faixa para o petista, e semana passada disse em uma entrevista, que STF e TSE trabalharam para eleger Lula.
Num vídeo de uma reunião com sua equipe, em 2022, ele conclama seu time a fazer alguma coisa antes que seja tarde, dizendo que não venceria a eleição, mesmo que tivesse mais votos.
Veja: