MANAUS – O governador Wilson Lima recebeu, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, garantia de apoio às famílias afetadas pela forte estiagem no Amazonas.
Na terça-feira (26), o governador irá a Brasília para se reunir com representantes do Governo Federal e alinhar as ações.
Atualmente, 13 municípios, dos 62 do estado, estão em situação de emergência.
Neste domingo (24/09), o governador conversou com o presidente da República e o senador pelo Amazonas, Omar Aziz. Por telefone, Lula garantiu apoio ao estado.
Leia mais: Wilson Lima reúne com empresa chinesa de veículos elétricos e defende transportes sustentáveis
“Acabo de conversar com o presidente Lula, juntamente com o senador Omar Aziz, para tratar sobre a situação da estiagem no Amazonas. O presidente se colocou à disposição e, na próxima terça-feira, reuniremos no ministério dos Transportes para alinhar as ações em apoio às pessoas que moram nos municípios afetados”, disse Wilson Lima.
DECRETO
No dia 12 de setembro, o governador assinou o decreto de Situação de Emergência Ambiental para municípios das regiões sul do Amazonas e Metropolitana de Manaus.
O plano de ação da Operação Estiagem 2023, envolve 30 órgãos.
Entre as medidas anunciadas estão apoio às famílias afetadas em áreas como saúde e abastecimento de água, bem como na distribuição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, renegociação de dívidas e fomento para produtores rurais.
Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil do Amazonas, 13 municípios das calhas do Alto Solimões, Juruá e Médio Solimões estão em emergência. Outros 16 estão em estado de alerta e 30 em atenção.
Porém, segundo a Defesa Civil do Estado, a previsão é de que, devido à influência do fenômeno climático El Niño, que inibe formação de nuvens de chuva, a estiagem deste ano seja prolongada e mais intensa se comparada a anos anteriores.