O X, do bilionário Elon Musk, se pronunciou pela primeira vez após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ter determinado o desbloqueio da plataforma depois de 39 dias suspensa no Brasil.
A empresa afirmou que tem orgulho de estar de volta ao país.
“O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”, escreveu a conta de Assuntos Governamentais Globais da X.
Desbloqueio do X, de Elon Musk
Na decisão, divulgada nessa terça-feira (8/10), o magistrado autorizou “o imediato retorno das atividades” da plataforma em território nacional.
“Determino à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, escreveu o ministro.
A Anatel, por sua vez, começou a notificar, nessa quarta-feira (9/10), as prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil para começarem a liberar o acesso ao X.
Conforme a agência, “caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial”.
Com isso, o tempo para a execução do desbloqueio dependerá das medidas empregadas por cada operadora.
O X está voltando a funcionar gradualmente no Brasil e vários usuários já conseguiram acessar a rede social.