O vereador Zé Ricardo (PT) classificou como “irresponsável e absurda” a decisão das empresas do sistema de transporte público de Manaus de demitir em massa trabalhadores que atuam como cobradores nas linhas de ônibus da cidade, passando a responsabilidade da cobrança da tarifa para os motoristas. O pronunciamento do vereador foi feito nesta segunda-feira (14 de abril), durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Para o parlamentar, a medida é um retrocesso. Ele destacou ainda que a Prefeitura poderia intervir na situação e, assim, impedir que as empresas continuem as demissões que atingem, segundo o vereador, principalmente as mulheres.
“Eu estou ao lado dos trabalhadores e das trabalhadoras nessa luta. Até porque a empresa está praticando algo que a legislação proíbe. É preciso impedir essa decisão. O prefeito não pode se omitir e tem o dever de impedir esse absurdo. É necessário modernizar o sistema sim, sou a favor, mas não demitindo trabalhadores. Nós temos que fortalecer o sistema, ter mais ônibus, mas também precisamos de mais fiscalização, principalmente por parte da Prefeitura de Manaus, que não está fiscalizando o cumprimento do contrato por parte das empresas e ainda querem reajuste de tarifa”, destacou Zé Ricardo.
O vereador cobrou ainda a transparência nas planilhas de custo do sistema de transporte, destacando que é esse o motivo que fez com que o reajuste da tarifa fosse judicializado. Zé Ricardo diz que o que foi apresentado é insuficiente para demonstrar se realmente o valor é justo e correto para ser reajustado.
“Por isso a importância do Projeto de Emenda à Loman que apresentei, pois impedirá que a Prefeitura faça reajustes de tarifas sem ouvir se a população concorda e acha justo esses aumentos nos preços das tarifas, inclusive do transporte”, ressaltou Zé Ricardo.