Nesta terça-feira, 14, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), por meio do NMA (Núcleo do Meio Ambiente) da empresa, participará do ciclo de palestras e oficinas do Programa de Protagonismo Juvenil (PPJ) em Roraima.
A palestra, ministrada pelos técnicos do NMA, tem como tema “Resíduos sólidos e a Água” e ocorrerá às 14h na Escola Estadual Albino Tavares, na zona rural de Boa Vista.
Conforme a diretora de Engenharia e Gestão Ambiental da Caer, Elizângela Rodrigues, as parcerias com outras instituições e projetos são de suma importância para sensibilizar e multiplicar informações sobre o bom uso da água potável.
“A Caer, como empresa fornecedora de água, busca fomentar a prática consciente do bom uso dos recursos hídricos dentro dos ambientes escolares, por meio de ações, projetos e parcerias como esta, que sensibilizem a população para o descarte correto dos resíduos e o uso racional da água, visando a qualidade de vida das atuais e futuras gerações”, disse Elizângela.
A parceria com o Programa Protagonismo Juvenil é de extrema importância para a formação dos estudantes. “Por meio das palestras, a Caer busca sensibilizar a população jovem, fornecendo orientações sobre o uso racional da água tratada e a redução de desperdícios”, destacou a chefe do Núcleo do Meio Ambiente da Caer, Jordânia Mendes.
Programa Protagonismo Juvenil
Dentro do Programa Protagonismo Juvenil estão programadas mais de 160 oficinas e palestras, que serão realizadas em 22 escolas do estado, todas elas com grêmios estudantis.
O PPJ é fruto de uma colaboração entre diversas entidades, incluindo a Assoer (Associação dos Estudantes de Roraima), o Cedcar (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Defensoria Pública, a Vara da Infância e Juventude, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e o Governo do Estado, através da Seed (Secretarias de Estado da Educação) e da Setrabes (Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social). Também participam coletivos de mídia como o Informe Popular, a Ale-RR (Assembleia Legislativa de Roraima), o Grupo Diversidade, Grafoud, Raízes Brasileiras, escritores e músicos reconhecidos, como o poeta Eliakin Rufino, Miranda de Aquino e Aldenor Pimentel.