O Governo de Roraima entregou nesta terça-feira, 9, mais 12 novas viaturas para reforçar os trabalhos da Sejuc (Secretaria da Justiça e Cidadania). A iniciativa faz parte do trabalho de valorização das forças de segurança.
Os investimentos aplicados somam mais de R$ 1,5 mi de recursos provenientes do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional) e convênios federais firmados entre o Governo do Estado e a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais).
“Hoje estamos em mais uma ação de entrega de viaturas para nossa Polícia Penal. No nosso Governo adquirimos mais de 500 viaturas para as forças de segurança. Contratamos mais de 1.200 policiais militares e temos na Polícia Penal mais de 800 policiais, sendo 556 contratados na nossa gestão”, enfatizou o governador Antonio Denarium.
Denarium ressaltou ainda os investimentos feitos nos últimos cinco anos que resultaram na redução para zero no número de fugas, assassinatos e rebeliões dentro das unidades prisionais.
“Temos hoje o sistema prisional sob controle, com zero chacina, rebeliões e assassinatos dentro dos nossos presídios. Isso graças ao empenho dos policiais penais que trabalham diuturnamente no controle do sistema prisional. O Governo de Roraima tem o controle total e rigoroso”, garantiu.
Os veículos adquiridos irão beneficiar toda estrutura da Sejuc no atendimento às políticas públicas em todo sistema prisional, conforme relatou o secretário da pasta, Hércules Pereira.
“Essas viaturas serão empregadas em diversas atividades que nos temos hoje no sistema penitenciário, a exemplo: a nossa central de monitoração eletrônico, setor responsável pelo monitoramento dos presos que estão com tornozeleira eletrônica, bem como as vítimas de violência doméstica”, pontuou.
MAIS INVESTIMENTOS
O Governo do Estado realizou inúmeros investimentos em reformas e ampliação das unidades prisionais para o fortalecimento do sistema penitenciário estadual.
Entre as ações estão a retomada das obras para a construção do presídio de Rorainópolis. Também realizou as reformas do Bloco B, da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo com 154 celas e do Bloco A, que recebeu mais 100 celas.
Do mesmo modo, o Governo promoveu a reforma e ampliação da Cadeia Pública Masculina no São Vicente, que teve o número de vagas ampliado para 480 e a Cadeia Pública Feminina no bairro Asa Branca passou de 180 para 264 celas.
Além disso, o Governo comprou armamentos, materiais bélicos e equipamentos para os policiais penais.
“São diversos investimentos, fizemos o concurso público, onde saímos do efetivo de 270 para 800 policiais penais. Também compramos coletes balísticos, 800 pistolas e fuzis, então, são diversos investimentos feitos diariamente pelo governador Antonio Denarium em prol da nossa polícia penal”, ressaltou.
VALORIZAÇÃO HUMANA
Conforme o diretor da Cadeia Pública Masculina, os investimentos do Governo do Estado não estão limitados apenas aos policiais penais, mas isso tem se refletido em atendimentos mais humanizados aos reeducandos.
“Graças aos investimentos diretos, tanto na questão material, quanto na humana, por meio da aquisição de armamentos e viaturas, como também em treinamento dos policiais. Hoje podemos nos considerar um dos melhores sistemas do país, graças aos investimentos do Governo e a gestão da Sejuc. Hoje os reeducandos têm o cumprimento de pena mais humano, com acesso à educação, saúde”, observou.