O Posto de Classificação de Grãos do Governo do Estado, sob responsabilidade da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), está habilitado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para prestar serviços aos produtores de arroz, feijão, milho e soja.
Com a habilitação, o produtor rural de Roraima tem agora mais um serviço que vai proporcionar mais celeridade e comodidade na classificação dos grãos produzidos, facilitando o trabalho e a comercialização mais rápida dos produtos.
Vale ressaltar que todos os grãos destinados à alimentação humana, na compra e venda do poder público e na importação em portos e aeroportos internacionais necessitam ter um Certificado de Classificação.
“A prestação desse serviço é mais uma conquista do Governo de Roraima no esforço de incentivar os nossos produtores rurais e empresários da agricultura e desenvolver a produção e atender as normas de segurança alimentar para ofertar produtos seguros aos consumidores, além de garantir produtos de qualidade para a comercialização”, destacou o governador Antonio Denarium.
A UNIDADE
O trabalho é feito com profissionais capacitados e equipamentos novos aferidos e calibrados, visando a qualidade dos produtos a serem consumidos pela sociedade roraimense.
De acordo com o presidente da Aderr, Marcelo Parisi, o Governo de Roraima tem investido em melhorias no Posto de Classificação com a aquisição de balança, paquímetro, determinador de umidade, entre outros equipamentos adquiridos para oferecer um serviço de qualidade ao produtor rural.
Além de novos equipamentos, os profissionais que trabalham com a classificação de grãos fizeram curso de atualização, que é um treinamento necessário para a prestação do serviço, constantemente auditado pelo Ministério da Agricultura.
“É mais uma ação voltada para o desenvolvimento da agricultura do Estado, que tem sido impulsionada pelo governador Antonio Denarium. A classificação tem como objetivo padronizar os grãos de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Mapa, evitando que cheguem às gôndolas dos supermercados produtos inadequados ao consumo humano”, ponderou Parisi.
No Posto de Classificação são determinadas as particularidades de cada grão como: apresentação, identidade, embalagem, qualidade, além das medidas que vão determinar a qualidade e o tipo do produto. A tecnologia, neste caso, é basicamente visual.
O método utilizado para classificar grãos utiliza equipamentos simples e manuais, como peneiras, pinças, estiletes, alicates e o principal, que é a observação.
LOCALIZAÇÃO
O Posto de Classificação de Grãos está situado na rua Coronel Mota, 1075, Centro, próximo ao prédio sede da Aderr. A unidade está credenciada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para realizar o serviço voltado a produtores do Estado.
Para maiores informações, o interessado pode ligar para (95) 3198-8600 ou entrar em contato pelo e-mail ddv@aderr.rr.gov.br.