O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), desempenhou um papel fundamental no fortalecimento da saúde pública no Estado ao longo de 2024, com diversas iniciativas para promover a saúde e qualificar os profissionais da Atenção Primária.
A CGAB (Coordenadoria Geral de Atenção Básica) da Sesau coordena 12 núcleos de ações programáticas, sendo eles: Saúde da Mulher, Saúde Bucal, da Criança, do Adolescente e Jovem, do Homem, da Pessoa Idosa e dos Povos Indígenas. Inclui ainda a Atenção à Saúde da pessoa Negra, da Família, Saúde Prisional, Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição, e o Núcleo de Telessaúde.
Juntos, os núcleos realizaram inúmeras ações em parceria com outras secretarias estaduais e municipais, com o objetivo de consolidar os avanços e ampliar a qualidade do atendimento.
“Hoje gerenciamos toda a Atenção Básica do Estado, trazendo para mais perto os municípios e os seus coordenadores, qualificando os profissionais e estimulando a cada dia, para que eles desenvolvam com mais excelência suas funções dentro da saúde”, afirmou a diretora da Atenção Básica, Michelle Barcellos.
A implementação de metodologias como a Planifica SUS e a TeleEstomatologia, bem como a atuação integrada com as equipes de saúde prisionais, também foram iniciativas essenciais para promover um atendimento mais qualificado e acessível à população roraimense.
Outro ponto relevante foi a capacitação de profissionais, entre parteiras tradicionais e agentes indígenas de saúde, no processo de reanimação neonatal, além de importantes workshops sobre saúde mental, racismo institucional e a implementação de políticas antirracistas.
“Temos como função e meta qualificar os profissionais, temos ações, cursos que promovemos para profissionais do Estado e dos municípios, como o Método Canguru, como o Planifica do SUS, nós fazemos visitas nas UBS de todos os municípios participantes para que possamos a cada dia melhorar a excelência do atendimento”, ressaltou a diretora.