O mais recente boletim epidemiológico de Covid-19, elaborado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, registra quatro mortes, 2.751 casos e 142 hospitalizações em decorrência da doença no estado.
O documento apresenta o cenário no período de 10 de dezembro de 2023 a 10 de fevereiro de 2024. A análise detalhada da situação atual de Covid-19 no Amazonas está disponível aqui.
Segundo a FVS-RCP, as hospitalizações, ou seja, casos graves da doença, representam 5,1% do total de casos confirmados para o período. Dos 142 hospitalizados, 100 (70%) apresentaram pelo menos um fator de risco, como hipertensão, diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas e imunodepressão.
A partir do cenário, a fundação destaca a importância da adesão da população à vacinação, com a atualização do esquema vacinal. A diretora-presidente da instituição, Tatyana Amorim, enfatiza a importância de manter as vacinas em dia e das Secretarias Municipais de Saúde continuarem os esforços na vacinação, visando a prevenção de casos graves e óbitos.
“Para pessoas com comorbidades, a vacinação contra Covid-19 assume uma importância ainda mais destacável, já que esse grupo é mais suscetível a desenvolver formas graves da doença. Ao priorizar a vacinação, a estratégia de saúde protege os mais vulneráveis, visando salvaguardar a saúde e a vida dessa parcela da população. Por isso, é tão importante manter o esquema vacinal atualizado”, destaca a diretora.
A cobertura vacinal do esquema primário (com aplicação de 2 doses) é de 73,3%, na população de 6 meses ou mais. Vale ressaltar que a FVS-RCP emitiu um alerta epidemiológico e duas notas técnicas, ainda em janeiro deste ano, para dar destaque ao panorama do coronavírus e às ações de prevenção e controle.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também alertava, por meio do Infogripe, que Amazonas, Pará e Tocantins seguem com um sinal claro de aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Covid-19.