BRASIL – O Ministério da Saúde priorizará a faixa etária de 6 a 16 anos na aplicação da vacina contra a dengue. O país comprará 5,2 milhões de doses da Qdenga, do laboratório japonês Takeda.
Contudo, de acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a faixa etária é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Leia mais: UEA oferta vagas para especialização em Direito, Compliance e Mecanismos Anticorrupção, em Manaus
PÚBLICO-ALVO
A definição de público-alvo, bem como as localidades prioritárias, será feita em conjunto com estados.
Gatti confirma a previsão de vacinação em fevereiro. Porém, desde 21 de dezembro, o Ministério da Saúde incorporou a vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O imunizante Qdenga é registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). porém, é indicado para prevenção de dengue de 4 a 60 anos.
O Brasil é recordista de por dengue no ano de 2023. Foram 1.079 mortes pela doença até o dia 27 de dezembro. O país tem o maior número de casos da doença no mundo.
A dengue é uma infecção viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A doença pode variar de leve a grave e os sintomas podem ser diferentes em alguns casos. Ela começa a se manifestar entre quatro e 10 dias depois da picada do mosquito infectado.
Segundo o médico Christian Aguiar, que atende no Rio de Janeiro, existem três formas principais de dengue: infecção sem sintomas, a clássica e a forma hemorrágica. A última pode ser fatal devido ao dano e possível falência de órgãos.
“Um pequeno percentual de pessoas infectadas pode desenvolver uma forma mais grave da doença conhecida como dengue hemorrágica ou síndrome do choque da dengue. São emergências médicas que podem ser fatais se não tratadas adequadamente”, alerta Aguiar.
Os sintomas principais da dengue são:Play Video
- Febre alta repentina;
- Fortes dores de cabeça;
- Dor atrás dos olhos;
- Fadiga e cansaço;
- Náusea e vômito;
- Dor muscular e nas articulações;
- Erupção cutânea, que pode aparecer alguns dias após a febre;
- Pequenos pontos de sangue sob a pele ou hematomas.