Manaus (AM) – A Policlínica Codajás, situada na avenida Codajás, bairro Cachoerinha, Zona Sul, realizou nesta quarta (08) e quinta-feira (09), ações em saúde em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Nove setores da unidade de saúde foram inclusos na programação buscando promover qualidade na saúde da mulher desde a saúde mental até a realização de exames.
Entre os atendimentos, foram disponibilizados consultas ginecológicas, exames preventivos, atendimento estético, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, ultrassonografias de mama e abdômen, tireóide, palestras, lanches, distribuição de lembrancinhas e panfletos sobre a conscientização da data para servidores e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS-AM), na unidade.
Leia também: 117 novos leitos são entregues ao Hospital da Criança em Manaus
As ações fazem parte do pacote de em alusão ao mês Março Lilás e Amarelo, campanha nacional cujo propósito é conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose.
O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo destaca que as mais de 300 servidoras da Policlínica e cerca de 18 mil mulheres, que passam mensalmente na unidade merecem todo tratamento especial.
“Muitas delas são as provedoras da casa, cuidam da saúde delas e dos familiares e poder dar a elas a oportunidade de ter um SUS humanizado e de qualidade é nosso dever, além de claro, fazer nossas campanhas internas rotineiras para falar de prevenção”,
disse Figueiredo.
Nesta quinta-feira, o setor Saúde Mental deu continuidade à data comemorativa, com um café da manhã, orientações de saúde e serviço de beleza para servidoras e usuárias do SUS na unidade.
A psicóloga da Policlínica Codajás, Fabiane Vasques, explica que eventos como estes são de extrema importância.
“Esse tipo de evento, proporciona reflexões sobre a necessidade do autocuidado. Possibilita a desmistificação sobre assuntos relacionados à saúde mental, além da necessidade de buscar ajuda sempre que necessário, pois, após a pandemia percebe-se que houve um aumento de ansiedade e depressão”,
disse.
Outras ações ainda acontecerão este mês, como a Pesquisa Transelus nesta sexta-feira (10). Serão oferecidos exames extras em saúde para homens trans, não binários e mulheres homoafetivas, no Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros do Estado do Amazonas.
Visitando a unidade pela primeira vez, a usuária do SUS, Maria Oliveira, de 43 anos, aproveitou para fazer o exame preventivo.
“Vim fazer uma outra consulta e vi a ação e já aproveitei para fazer meu exame preventivo. Nós, mães, que vivemos na correria, é bem complicado pensar na gente e se cuidar e ver no caminho essas ações ajudam a gente a ter mais saúde”,
concluiu.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
- Sepror entrega 15 toneladas de alimentos do PAA para seis entidades em Manaus
- STF mantém acordo de delação premiada de Mauro Cid
- Evento internacional promove debate sobre território, gênero e sustentabilidade
- Operação Hagnos: PC-AM e PMAM prendem homem por satisfação de lascívia na presença da sobrinha de 7 anos
- Seap e UEA promovem ressocialização com o projeto ‘Teatro Arbítrio’ nas unidades prisionais