Manaus (AM) – Uma pesquisa revelou que 80% das pessoas no mundo sonham em realizar algum tipo de procedimento estético, e nesta categoria, em Manaus, a empresária Amanda Braga, de 24 anos, conta com um espaço próprio oferecendo técnicas em procedimentos especializados para atender esse grupo de pessoas, especificamente àquelas que não gostam de sentir dor.
Como tudo começou
Ao iniciar a carreira no quarto de sua irmã, ainda na pandemia, ela conseguiu abrir o Espaço Amanda Braga em outubro de 2022, localizado na Rua Pará, 425 – Nossa Sra. das Graças, zona Centro-Sul. A especialista em estética e saúde revelou o seu diferencial com exclusividade ao Vanguarda do Norte.
Os procedimentos mais procurados pelo público são: uso de ozônio para tratamento de acne e para a gordura localizada.
Conforme conta, o suspiro pela estética veio cedo, enquanto só fazia cílios e sobrancelhas por hobby, sem a pressão de precisar de uma remuneração para realizar as técnicas.
Formada em enfermagem, pós-graduada em estética, docência e harmonização facial, Amanda revela seu diferencial, o qual a levou para a Europa, pois, uma cliente da Suíça já pediu exclusivamente para que a esteta realizasse o serviço no país europeu.
Procedimentos
Amanda, por ser enfermeira, consegue realizar procedimentos mais profundos, como a aplicação de injetáveis, necessária para a maioria das técnicas. Entre os serviços oferecidos estão: botox, microagulhamento, harmonização facial e corporal, preenchimento labial e a ozonioterapia.
O procedimento mais procurado pelo público fiel é a ozonoterapia. O ozônio serve para tratar a dor e imunidade, além de ajudar na questão da perda de gordura localizada. A limpeza de pele, microagulhamento para cicatriz de acne e micro labial também são um dos mais populares.
Os jovens estão cada vez mais com desejo de se submeter a algum procedimento estético, é o que revela um estudo recente da empresa de análise de mercado HSR, que capta tendências de comportamento. Segundo a pesquisa, 80% das pessoas entre 18 e 25 anos desejam realizar algum procedimento estético.
Na clínica da profissional, as pessoas que mais procuram algum tipo de procedimento estético estão na faixa etária de 20 até 35 anos.


Procedimento com Ozonoterapia
O ozônio é um gás formado por uma radiação solar ou por descargas elétricas de tempestade de raios, e começou sua popularização para os benefícios da saúde apenas no século XX. Ele possui um grande efeito anti-inflamatório, bactericida, fungicida e trata diversas doenças, como enfatiza a enfermeira esteta.
Braga relata ainda, dois exemplos que ela trabalhou diretamente com a ozonoterapia.
“Hoje em dia faço o tratamento em uma paciente que tem câncer, e ela é uma paciente paliativa, porém, ela sente muita dor. Então, o ozônio a ajuda muito para não sentir dor, o que melhora a sua qualidade de vida”,
informou.
Na estética, o ozônio consegue trabalhar em tratamentos de diminuição do melasma, para acne e até estrias. O gás possui forte potência na estimulação de colágeno e oxigenação localizada.
Diferencial e expansão
Sobre o diferencial no mercado, a empresária afirma que vai depender muito da técnica de cada profissional. Com isso, ela achou uma maneira de manter a clientela fiel ao realizar procedimentos que minimizam a dor.
O procedimento de enzima, por exemplo, é uma técnica que tende a ser dolorosa, mas Amanda Braga contou que os clientes não precisam senti-la, uma vez que, o bem-estar deles é o essencial.
“Se a pessoa usar a técnica certa de aplicação, ela não vai sentir dor. Já tive clientes fidelizados por dizerem que no meu espaço não sentiu dor. Fui até à Suíça no final de 2022 [para fazer o procedimento]”,
comentou.
Pós-graduada em docência, a jovem já disponibiliza alguns minicursos: aplicação de injetáveis e outro de intradermo terapia em gordura localizada. Ambos são considerados vip, sendo limitados a poucas vagas.
A paciência é uma das virtudes da jovem, que segundo ela, a ajudou muito, principalmente quando se trata de ensinar outras pessoas. Abrir uma instituição de estética é um dos planos futuros da jovem.
Trajetória
No período de vestibular, Amanda decidiu seguir os passos da mãe na enfermagem.
“Minha mãe é enfermeira, por que não fazer enfermagem? É da área da saúde e comecei gostar muito, então decidi fazer técnico de enfermagem no segundo período da faculdade, então eu fazia o técnico durante o dia e a graduação pela noite”,
afirmou.
Diferente do pensava no início, a especialista ressalta que a sua escolha a fez garantir além de uma renda extra, sua realização profissional. Ela conta ainda, que em 2020, após perder a mãe para a Covid-19, foi impulsionada a se especializar (uma de suas melhores escolhas).
“Chegou 2020, período de pandemia, e na época de falta dos oxigênios, aqui em Manaus, minha mãe acabou falecendo. No período que ela estava doente eu larguei de um emprego”,
disse ao relembrar um período difícil em sua vida que a levou tomar a atitude.
Com um bom retorno financeiro, a jovem ressalta que está satisfeita onde está, além de visar se especializar mais, ela tem como prioridade crescer no ramo.
Empreendedora
Em 2020 e 2021, Amanda começou a trabalhar em atendimento direto na casa dos clientes, com apenas cílios e sobrancelhas. Após perceber a dificuldade que é a locomoção do profissional até os clientes, ela decidiu atender em sua residência, no quarto de sua irmã.
Conforme a evolução da enfermeira, as pessoas começaram a procurá-la em sua própria casa, porém, ela diz que a virada de chave para ela se programar a ter um espaço mais planejado foi após a crítica de um cliente.
“Por ser uma casa, existem clientes exigentes e uma vez um falou que não sabia que [o atendimento] era em uma casa. Então, isso mexeu muito comigo e desde lá, me programei seis meses para sair de lá e alugar um espaço. Comecei a procurar locais que fossem baratos, bons e agradáveis para os clientes”,
contou.
Ainda na graduação, Amanda relata que sempre pensou abrir seu próprio lugar.
“O último ano que eu tinha eu não aproveitei, porque eu estava em dois empregos e fazia pós-graduação. […] Foi quando eu pensei, eu sempre quis na área da enfermagem a parte empreendedora, ou eu montava um clínica ou eu trabalharia diretamente na casa das pessoas, ou eu trabalharia com vendas de material hospitalar, mas sempre era a parte de ter meu próprio negócio”,
afirmou.
Hoje, o Espaço Amanda Braga conta com vários equipamentos e aperfeiçoamento diários. A enfermeira esteta ressalta a importância de seu noivo, que a ajuda na parte do marketing, e procura manter a qualidade e fidelidade de seus clientes e alunos.
Quer nos sugerir um espaço, clínica ou o seu próprio empreendimento para o nosso público? Envie um e-mail para redacao@vanguardadonorte.com.br ou acesse nossas redes sociais.