PIAUÍ – “A saúde ocupa um lugar importante no processo de transição digital do Piauí, um Estado que tanto avançou nos serviços de telemedicina e telessaúde, ocupando um importante lugar no SUS Digital”.
Foi assim que a Ministra da Saúde Nísia Trindade definiu o desenvolvimento da saúde digital no Piauí, em comitiva do presidente Lula, na cerimônia de encerramento da 10ª edição da Caravana Federativa do Governo Federal em Teresina. O SUS é prioridade.
O Estado é um dos pilotos do projeto de federalização da Rede Nacional em Dados (RNDS). A parceria do Ministério da Saúde com o governo estadual para expansão da saúde digital e telessaúde foi iniciada no município de Piripiri, representado, na Caravana, pelo secretário de Saúde, Guilherme Lopes. Ao procurar o estande do ministério no evento, ele obteve informações sobre o gerenciamento e financiamento da saúde digital.
“Através da caravana, conseguimos tirar as dúvidas de gestores como de Piripiri. Equipes municipais são mobilizadas para virem até a capital e debater melhorias para a população, o que não aconteceria, se todos precisassem ir até Brasília”, afirma Olívia Sabas, consultora técnica da Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi).
Assim como Piripiri, outros municípios foram recebidos pelo Ministério da Saúde no Centro de Convenções de Teresina. Durante todo o evento, 230 atendimentos foram prestados por todas as secretarias da pasta que tiraram dúvidas também sobre saúde mental, financiamentos e repasses de recursos financeiros e programas e estratégias de atenção primária à saúde no do Piauí que recebeu R$ 15,4 milhões de investimento em 2024.
Outro tema de grande relevância na caravana, foi o Novo Programa de Aceleração (PAC) Eixo Saúde, que já selecionou 60 obras no estado, totalizando R$ 363 milhões em investimentos. Entre as obras estão Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), policlínicas e maternidades.
Por meio da caravana processos burocráticos sobre as obras do PAC foram destravados, possibilitando dar andamento às fases de planejamento e execução. Foi o caso de Delmilda Rego, assessora do município de União (PI), que agradeceu o contato direto com as várias secretarias do Ministério da Saúde em um único lugar. “Aqui, na caravana, tive a oportunidade de entender, de perto, os processos e obras que estão em andamento. Junto com o Ministério, consegui identificar onde os processos estão parados para dar seguimento e finalizar”.
O evento ainda permitiu a troca de experiências e melhores práticas entre os entes federativos, o que ocorreu com a delegação do município de Buriti dos Montes (PI). O prefeito Olavo Júnior levou toda sua equipe técnica e assessoria para a caravana. “Eu trouxe meu corpo técnico, assessores para conversar com o corpo técnico das secretarias. É gente que entende conversando com gente que entende. Isso é um grande avanço no diálogo interfederativo e que só beneficia a população”, enfatiza Olavo.
Caravana Federativa e SUS
A Caravana Federativa é uma atividade itinerante que percorre diversos estados brasileiros, com o objetivo de aproximar órgãos federais de gestores municipais.
Os participantes contam com atendimento personalizado para esclarecer dúvidas, solucionar pendências, buscar apoio e identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos nos municípios.
O Ministério da Saúde participou ativamente de todas as edições da caravana, totalizando, junto aos outros órgãos federais, a marca de 24.600 atendimentos em 1.500 municípios. O próximo Estado a receber o evento será o Pará nos dias 04 e 05 de julho de 2024.
Leia mais: Presidente Lula encontra FHC em reunião privada em São Paulo