O Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), localizado na zona sul de Manaus, realizou 2.336 procedimentos cirúrgicos de baixa, média e alta complexidades, entre janeiro e outubro deste ano. Referência em cirurgias de urgência e emergência neonatal na região Norte, a unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) também contabiliza mais de 11.099 consultas ambulatoriais pediátricas, nesse período.
Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o hospital conta com diversas especialidades médicas, voltadas para menores de 18 anos, tendo como carro-chefe as cirurgias pediátricas eletivas e de urgências, e as ortopédicas, que, juntas, somam mais de 90% dos procedimentos realizados este ano.
Dos 2.336 procedimentos realizados de janeiro a outubro, 1.877 foram cirurgias gerais pediátricas, sendo 914 eletivas (previamente agendados) e 963 de urgência. Os casos incluem procedimentos de baixa complexidade, como retirada de fimose e hérnias, por exemplo, aos mais complexos, como malformações congênitas em recém-nascidos. No mesmo período, foram realizadas 384 cirurgias ortopédicas, na unidade.
“Contamos com uma equipe multiprofissional para assegurar que os atendimentos aconteçam da melhor maneira e no menor tempo possível. Buscamos sempre ter um olhar diferenciado, com foco no acolhimento e humanização, não só para o paciente, mas também para a família dele”, destaca a diretora do Icam, Vanessa Souto.
Com 132 leitos, a unidade oferece especialidades, como fonoaudiologia, neurocirurgia, nefrologista, oftalmologia, otorrinolaringologia e odontologia. O hospital também possui um centro cirúrgico com três salas, uma sala de recuperação pós-anestésico (RPA), equipamentos de ponta, além de equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem altamente qualificados. Exames de imagens, como radiografia, ultrassonografia e tomografia, e os laboratoriais, são feitos na própria unidade hospitalar.
A dona de casa Michely Rabelo, mãe do pequeno Thalisson, de apenas 6 anos, acompanhou de perto a cirurgia do filho, que quebrou o braço. Ela elogiou o atendimento recebido na unidade. “Meu filho fez a primeira cirurgia há dois meses e, agora, retornamos para fazer a última etapa, que foi retirada dos pinos. Nós estamos gratos, porque o processo foi rápido, fomos bem tratados e ele está saindo daqui recuperado. A equipe médica foi maravilhosa”, disse ela.