MANAUS – A Prefeitura de Manaus começa A vacinação contra a dengue nesta quinta-feira, (22), para crianças de 10 e 11 anos. São 171 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Dentre os estabelecimentos da secretaria que participam da estratégia de imunização estão nove unidades de saúde que atendem em horário ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Contudo, a lista completa de unidade está aqui: https://manaus.am.gov.br/semsa ou aqui https://bit.ly/SalasVacinaManaus.
Além da oferta da vacina nos pontos de imunização, a estratégia da Semsa incluirá a vacinação em unidades de ensino vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), da secretaria, e em escolas situadas próximas de unidades da rede básica.
Imunização
Para o início da imunização em Manaus, a Semsa recebeu um primeiro lote do Ministério da Saúde, com pouco mais de 65 mil doses da vacina Qdenga, indicada para a prevenção da dengue causada por qualquer sorotipo do vírus. O imunizante foi incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a ofertá-lo no sistema público de assistência.
Leia mais: Governo quer mobilizar 25 milhões de estudantes para combater a dengue
Contudo, a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explica que nesta fase inicial, a vacinação é voltada a crianças de 10 e 11 anos, com população estimada em 65.037 pessoas. A estratégia, porém, alcançará progressivamente a faixa etária de 10 a 14 anos.
“A meta da estratégia é imunizar 90% da população de 10 a 14 anos no município. À medida que formos recebendo novos lotes, vamos avançar dentro da faixa etária prevista no PNI, alcançando também os adolescentes”, antecipa a gerente.
Duas doses
Conforme Isabel, o esquema completo da Qdenga prevê duas doses, com intervalo recomendado de três meses entre cada aplicação. Crianças que tiveram infecção recente por dengue, porém, aguarda seis meses.
“A criança pode tomar a vacina contra a dengue junto com as demais do Calendário Nacional”, complementa.
A gerente de Imunização da Semsa alerta ainda que a vacina é contraindicada para gestantes, mulheres que estejam amamentando e pessoas com HIV ou com imunodeficiência congênita ou adquirida, ou que estejam em uso de medicamentos imunossupressores
Locais
- Clínica da Família Carmen Nicolau, na Rua Nestor Nascimento, s/n, Lago Azul;
- UBS Áugias Gadelha, na Rua A, 15, Conjunto Ribeiro Junior, no bairro Cidade Nova;
- UBS Sálvio Belota, na Rua das Samambaias, 786, no Santa Etelvina;
- USF dR. José Rayol dos Santos, na Avenida Constantino Nery, s/n, Chapada;
- UBS Amazonas Palhano, na Rua Antônio Mathias, s/n, São José;
- UBS Alfredo Campos, na Alameda Cosme Ferreira, s/n, no bairro Zumbi
- UBS Leonor Brilhante, na Avenida Autaz Mirim, 8004, no Tancredo Neves;
- UBS Leonor de Freitas, na Avenida Brasil, s/n, Compensa
- UBS Deodato M. Leão, na Avenida Presidente Dutra, s/n, no bairro Glória.