Manaus (AM) – Com oportunidades de vivenciar conhecimentos em vigilância de saúde, estudantes de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) do nono período iniciaram estágio na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
A Fundação é vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM) e o estágio contribui nas áreas dos Departamentos de Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde e no Laboratório Central de Saúde Pública.
Leia mais: Governo do AM apoia incubadora que oferece serviços especializados a empresas de base tecnológica
O módulo de medicina preventiva faz parte do estágio, que tem duração de um mês. Segundo Timóteo Watanabe, gerente do Núcleo de Ensino e Pesquisa da FVS-RCP, o conhecimento em vigilância em saúde é essencial para a formação de futuros médicos.
“Hoje, na medicina como um todo, eles aprendem a tratar a doença, na FVS-RCP, eles vão entender a doença como um todo, os impactos e também despertar uma visão mais ampla, não só do paciente em si, mas o que levou aquela pessoa a ficar doente”,
afirma.
O professor da Ufam Lucas Leite, que supervisiona a turma, ressalta a importância do estágio para explorar todas as possibilidades de atuação em saúde coletiva e epidemiologia.
“Como é um estágio voltado para a saúde coletiva, pensamos em explorar todas as possibilidades de atuação. E, considerando que estamos em um estado que tem uma instituição que trabalha com vigilância, é fundamental que os alunos tenham esse conhecimento preventivo e epidemiológico”,
explicou.
A iniciativa contribui para fortalecer a atuação dos médicos durante a rotina de atendimento à população, que inclui prevenção e tratamento.
A vivência na FVS-RCP permite que os estudantes entendam a doença como um todo, seus impactos e despertem uma visão mais ampla sobre o que leva uma pessoa a ficar doente.
“Nosso objetivo é compreender mais essa parte de vigilância, até porque, na graduação, a gente não tem tanto contato”
disse Lucas Oliveira, estudante do nono período de medicina da Ufam.
O estágio é uma disciplina obrigatória para os cursos de Bacharelado em Enfermagem, Medicina e Odontologia da Escola Superior de Ciências da Saúde.
*Com informações da assessoria