A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) recebeu, nesta quinta-feira (24/04), o primeiro relatório dos indicadores de gestão do projeto Governança Clínica. A ferramenta está em fase de implantação com dois projetos pilotos, um no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Pereira Machado e outro na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM).
O projeto é uma parceria entre a SES-AM e a empresa Epimed Solutions, que apresentou o relatório durante reunião na SES-AM.
De Brasília, onde participou da Assembleia Geral e tomou posse como membro da nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), além de reuniões no Ministério da Saúde, a titular da SES-AM, Nayara Maksoud, acompanhou, de forma remota, a reunião e destacou a importância da tecnologia para mapear o perfil de pacientes.
“Nosso objetivo é implantar uma cultura de gestão baseada em informação. A análise e monitoramento dos processos de trabalho em cada uma das unidades leva a maior qualidade na assistência, colabora com o planejamento de leitos e na tomada de decisão da gestão”, disse Nayara.
Com os primeiros dados obtidos, a gestão das unidades pode melhorar os indicadores, com a redução da duração da internação dos pacientes. A diretora da FHCFM, Roberta Nascimento, observa que a implantação da ferramenta de monitoramento, contribui para ampliar uma assistência qualificada e de excelência no hospital, que é referência em cardiologia.
“Os indicadores apresentados hoje apontam para um caminho de excelência que estamos seguindo na nossa unidade, que é referência e também retaguarda em uma especialidade de alta complexidade, como é a cardiologia, com o uso mais adequado de uma ferramenta que nos permite trabalhar melhor com o giro de leitos, aprimorar a assistência e gerenciar melhor o tempo de permanência dos paciente”, observa a diretora.
As equipes das duas unidades passaram por treinamento com base no uso do sistema de coleta de informações, na integração de sistemas, na exportação e análise de relatórios e inteligência médica.
A SES-AM planeja expandir a Governança Clínica para outras unidades. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amazonas em modernizar os serviços de saúde e garantir uma assistência mais segura, resolutiva e humanizada para a população.