Em uma sessão classificatória marcada por fortes acidentes neste sábado, 17, Oscar Piastri confirmou o favoritismo da McLaren e o ótimo momento que vem vivendo ao conquistar a pole position para o GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1, que será disputado neste domingo, 18.
Depois de liderar a dobradinha da equipe nos treinos livres 1 e 2 e ficar em segundo no terceiro, o australiano colocou toda a sua frieza em prática e cravou 1min14s670 em sua última volta rápida para ficar com a pole em uma sessão que ele mesmo classificou como “difícil” em conversa no rádio com o time.
Ao lado do líder do campeonato no grid vai largar Max Verstappen, que mais uma vez conseguiu extrair o melhor de uma Red Bull que está longe de ser o carro dominante que foi em outras temporadas. O tetracampeão fez o tempo de 1min14s704 para assegurar a segunda posição.
Leia mais: F1: Piastri comanda dobradinha da McLaren e vence GP de Miami; Bortoleto abandona

A segunda fila será dividida por George Russell, que registrou 1min14s807, e Lando Norris, que foi desbancado da terceira colocação pelo piloto da Mercedes. Mesmo tendo em mãos o melhor carro da temporada, Norris não está conseguindo fazer frente ao seu companheiro de McLaren, e completou os 4.909 quilômetros do autódromo de Ímola em 1min14s962.
O bicampeão Fernando Alonso conseguiu um quase milagre com a sua Aston Martin e vai largar em quinto, com o tempo de 1min15s431, à frente de seu compatriota Carlos Sainz, da Williams, que ficou em sexto com 1min15s432.
Companheiro de Sainz, Alex Albon fez sua melhor volta em 1min15s473 e ficou com a sétima posição do grid, seguido por Lance Stroll, da Aston Martin, com 1min15s581, e Isack Hadjar, da Racing Bulls, com 1min15s746, em mais uma ótima performance. Pierre Gasly, da Alpine, fechou o top 10 com 1min15s787.
Martírio da Ferrari
Mesmo correndo em casa com todo o apoio de sua torcida, a Ferrari continua enfrentando problemas na temporada. Para decepção dos tifosi, Charles Leclerc (1min15s604) e Lewis Hamilton (1min15s765) não conseguiram avançar ao Q3 e tiveram que se contentar com 11º e o 12º lugares no grid, respectivamente. Em uma pista de difícil ultrapassagem como Ímola, tais posições não permitem que os ferraristas possam sonhar com muito para a prova.
Resultado positivo
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, conseguiu avançar pela terceira vez na temporada para o Q2, fez 1min16s260 e vai largar em 14º, poucas posições atrás dos pilotos da Ferrari.
Susto
A classificação deste sábado foi marcada por dois acidentes impressionantes. No início do Q1, Yuki Tsunoda capotou e destruiu sua Red Bull, interrompendo a sessão. Depois foi a vez de Franco Colapinto, da Alpine, que bateu forte no muro já no final da primeira fase da qualificatória.
Confira como ficou o grid completo para o GP da Emilia-Romagna: