A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) Norte/Leste, em ação conjunta com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), cumpriu, na terça-feira (03/02), mandado de prisão preventiva contra um homem, de 61 anos, pelos crimes de descumprimento de medida protetiva e violação de domicílio praticados contra a ex-companheira.
A prisão foi realizada durante uma abordagem policial a um veículo em que o autor se encontrava, na avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus.
De acordo com a delegada Nathália Oliveira, titular da unidade policial especializada, o crime ocorreu no dia 25 de setembro de 2025, quando o homem invadiu a residência da vítima, de quem já estava separado havia cerca de um mês.
“Eles mantiveram um relacionamento por 30 anos, porém o matrimônio tornou-se conturbado em razão do uso excessivo de bebidas alcoólicas por parte do autor. Juntos, possuem dois filhos maiores de idade e estavam separados há aproximadamente cinco meses”, informou a delegada.

As investigações apontam que, um dia antes do crime, o autor teria realizado ligações anônimas para o local de trabalho da vítima, afirmando que iria culpá-la por supostas agressões físicas.
Conforme a delegada, na casa da vítima, foram constatados indícios de tentativa de arrombamento, com marcas de violação nas portas e a presença de um pé de cabra na garagem.
“A vítima relatou estar psicologicamente abalada, temendo por sua integridade física e emocional, especialmente pelo fato de o autor residir nas proximidades de sua casa, o que lhe causava constante sensação de insegurança”, detalhou Nathália Oliveira.
O homem responderá pelos crimes de descumprimento de medida protetiva e violação de domicílio no âmbito da violência doméstica e permanecerá à disposição da Justiça.

