Uma das maiores premiações da indústria audiovisual, a 95ª cerimônia do Oscar está prevista para acontecer na noite de domingo, às 21h (horário de Brasília), em Los Angeles. Responsável por homenagear os principais destaques do cinema mundial, os indicados deste ano já passaram por outros eventos que mediam a qualidade e popularidade de suas obras.
Após o Globo de Ouro, o British Academy of Film and Television, o Critics Choice Awards e prêmios de sindicatos, os olhos do mundo se voltam para a entrega de estatuetas que visa enaltecer os principais trabalhos feitos no último ano. Essas premiações que antecedem o Oscar servem como termômetro para o evento que acontecerá no domingo, pois muitos votantes participam de ambas as cerimônias.
No Brasil, os telespectadores poderão assistir o Oscar no canal fechado TNT, a partir das 19h, ou pelo serviço de streaming HBO MAX.
A CNN separou algumas obras que são favoritas a levarem prêmios durante a noite, confira:
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Certamente, a maioria das apostas está no filme de Daniel Kwan e Daniel Scheinert. Não só porque lidera as indicações da premiação, com 11 menções, mas também por ser o grande vencedor da temporada.
A produção ganhou ao menos um prêmio nas três grandes premiações consideradas, além de ter vencido três categorias do SAG Awards e ter sido favorito do ano do Sindicatos dos Produtores (PGA Awards) e dos Diretores (DGA Awards).
A trama é sobre uma ruptura interdimensional que bagunça a realidade e uma inesperada heroína precisa usar seus novos poderes para lutar contra os perigos bizarros do multiverso e proteger sua família.
Nada de Novo no Front
O longa alemão pode se juntar a “Parasita” e se tornar a segunda produção a vencer Melhor Filme e Filme Internacional. O título é o único de língua não inglesa a concorrer a principal categoria da premiação.
O filme foi destaque no Bafta, onde liderava as indicações, e levou sete prêmios para casa.
O longa é baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque, de 1929, e conta a emocionante história de um jovem soldado alemão durante a Primeira Guerra Mundial.
Os Banshees de Inisherin
Com mais de 15 prêmios na temporada, o longa irlandês é forte nome para a 95ª edição do Oscar. O título recebeu nove indicações e pode surpreender apesar do favoritismo de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.
A produção já venceu em categorias de Melhor Filme, Roteiro, Ator (Colin Farrell) e Atriz Coadjuvante (Karry Condon).
Na trama, dois amigos de longa data se encontram em um impasse quando um decide abruptamente cortar relações. O que pode parecer uma problema simples acaba se tornando uma briga que se alastra pela comunidade.
Os Fablemans
Com diversas menções nas premiações, o filme passou um pouco despercebido mas garantiu algumas vitórias.
No Globo de Ouro venceu as principais categorias: Melhor Filme de Drama e Diretor. Já no Critic’s Choice Awards foi jovem ator Gabriel LaBelle que se destacou.
A semi-autobiografia de Steven Spielberg conta a história de Sammy, que se apaixona por filmes após sua primeira ida ao cinema. Armado com uma câmera, ele começa a fazer seus próprios filmes em casa, com o apoio da mãe e a relutância do pai.
Elvis
Um dos destaques da cinebiografia do rei do rock é o seu intérprete: Austin Butler. O ator venceu o Globo de Ouro e o Bafta, tornando-se um forte nome para o Oscar.
Além disso, o título venceu em categorias técnicas também, como Figurino, Cabelo e Maquiagem.
*Com informações da CNN Brasil