São Paulo (SP) – O corpo da apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, é velado na manhã desta segunda-feira (8), no Cemitério do Morumby, na Zona Sul de São Paulo.
A cerimônia começou por volta das 9h, restrita aos amigos e parentes. Os fãs poderão se despedir da ‘vovó mais querida do Brasil’ das 11h às 13h, horário aberto para o público.
Leia também: Vovó Palmirinha, ícone da TV brasileira, morre aos 91 anos
O enterro à tarde e restrito aos parentes e amigos.
Palmirinha estava internada na capital paulista desde o dia 11 de abril e morreu no domingo (7), aos 91 anos, por problemas renais crônicos. Ela deixa três filhos, seis netos e seis bisnetos.
Homenagens
Muito emocionada, Sandra Bucci, uma das filhas da apresentadora, comentou sobre o legado da mãe, dentro e fora da televisão.
“Tudo que eu sou e passei para meus filhos, ela que me ensinou. Ela que me ensinou a humildade. Essa palavra fazia parte do cotidiano dela.”
Um dos primeiros a chegar ao velório foi o ator Anderson Clayton, o intérprete de Guinho, que conviveu com a apresentadora por mais de duas décadas.
“É inacreditável, a gente não espera. Fazer o Guinho com ela, durante esses 25 anos, foi uma grande escola. Ele foi uma grande empreendedora, guerreira, de um coração, de uma generosidade.”
A cozinheira e apresentadora trabalhou por 13 anos em programas culinários da TV Gazeta.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Palmirinha, “uma figura querida da nossa televisão”. Famosos como a apresentadora Tatá Werneck e a modelo Isabella Fiorentino também lamentaram. Anderson Clayton, intérprete do fantoche Guinho (seu braço-direito nas receitas televisivas), publicou uma carta em homenagem à parceira.
Trajetória
Palmirinha marcou a história da TV brasileira com suas participações em programas culinários. Veja abaixo alguns destaques de sua trajetória:
Estreia na TV
- Segundo a família, estreou na TV em 1994, aos 63 anos, ao participar de uma matéria do programa da Silvia Popovic, na TV Bandeirantes.
- O carisma e o talento chamaram a atenção de Ana Maria Braga, à época, apresentadora da Record. Ela convidou Palmirinha para o seu programa, “Note e Anote”, em 1994.
- Foi Ana Maria, inclusive, quem transformou Palmira em “Palmirinha”, como ela ficou conhecida nacionalmente dali em diante. As duas sempre se tratavam no diminuitivo: Palmirinha e Aninha. Foram cinco anos juntas no “Note e Anote”.
- Em 1999, foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária. Depois, teve oportunidade de apresentar o “Programa da Palmirinha” no canal fechado Bem Simples/FOX Life que ficou no ar até 2015.
- Em 2019, mais de 20 anos depois, Palmirinha foi convidada para participar do programa “Mais Você”, na TV Globo.
“Foi muito sofrimento, você sabe disso, muitas portas se fechando. Mas, quando eu comecei a trabalhar com você, eu fui crescendo e pude aprender a falar na televisão, a atender meu público. E por você, ganhei um programa para apresentar”, disse Palmirinha na ocasião.
Trabalho na TV Gazeta
- Com a transferência de Ana Maria Braga para a TV Globo, Palmirinha seguiu um novo caminho e passou a ser colaboradora de programas da TV Gazeta. Em 1997, começou a ensinar receitas no clássico “Mulheres” e no “Pra Você”.
- Anos depois, ganhou um programa próprio: o “TV Culinária”. Foi um marco em sua carreira.
- Ao longo de 13 anos, foi parte do elenco da TV Gazeta.
- Em 2010, deixou a casa para se dedicar a projetos pessoais.
Projetos pessoais
- Fez sucesso nos cinemas, em 2017, com uma participação especial no “Internet: O Filme”.
- O último trabalho na TV foi em 2019 como jurada no reality “Chef ao Pé do Ouvido”, da GNT.
- Palmirinha sempre foi convidada e teve importantes participações nos principais programas das emissoras nacionais, como Programa do Jô, Mais Você, Altas Horas, Domingão do Huck, Conversa com Bial, entre outros.
- Ela sempre foi um sucesso nas redes sociais — seja pelo seu carisma ou pelos “deslizes” divertidos que cometia na cozinha. Foi citada no livro “Os 198 Maiores Memes Brasileiros que Você Respeita”, de Kleyson Barbosa.
‘Doce a amada’, ‘bom astral’: a repercussão
A apresentadora Tatá Werneck foi uma das primeiras a lamentar a morte de Palmirinha nas redes sociais. “Querida! Doce e amada Palmirinha! Te amamos”, escreveu.
Ana Maria Braga também compartilhou uma homenagem no Instagram. “Minha grande amiga Palmirinha. Mãe, amiga e irmã que a vida me deu. Hoje o céu tá mais doce com a tua chegada! Sorte de quem teve o privilégio de tê-la por perto. Meus sinceros sentimentos para toda família. Obrigada por tudo”, disse.
O apresentador Serginho Groisman disse que “aprendemos muito sobre comida, bom astral e bom humor” com Palmirinha. À GloboNews, Groisman relembrou a participação da Palmirinha no ‘Altas Horas’ e contou sobre sua na TV.
“Palmirinha é realmente uma mulher que serve como um exemplo de libertação. É uma mulher única e vai deixar saudades”, disse o apresentador em entrevista.
Já o chef Edu Guedes afirmou que está “sentindo um vazio enorme. Tudo que fez ficará na memória de todos nós”.
Também na GloboNews, a chef Rita Lobo prestou uma homenagem à apresentadora.
*Com informações do G1