A cantora Preta Gil publicou um vídeo neste domingo, dizendo que “o câncer voltou”. Ela afirmou que está com a doença em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Em 2023, ela fez um tratamento após ser diagnosticada com câncer no intestino.
“Eu tive um câncer no intestino que eu tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade. Estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão. Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar. O meu câncer voltou.”
Ela contou que descobriu que a doença voltou “em quatro lugares” quando fez exames de rotina esta semana. “Fui fazer meus exames de rotina quando fomos, todos nós, eu, os médicos, família e amigos, surpreendidos por esse novo diagnóstico. No mesmo dia, começamos um novo tratamento. Fiz exames complementares e na quinta comecei a quimioterapia.”
Na quinta-feira (22), a cantora anunciou que voltaria a fazer procedimentos de tratamento contra o câncer.
“Essa semana me internei no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para exames de rotina e foi constatada a necessidade de retomada do meu tratamento oncológico”, diz um comunicado compartilhado por Preta Gil nas redes sociais nesta quinta-feira (22).
“Sigo confiante para vencer mais essa batalha! Um beijo com amor”, escreveu a cantora.
No vídeo publicado neste domingo, ela afirma o câncer por voltar em cerca de 40% das pessoas que estão em remissão.
“Eu espero que vocês continuem rezando por mim. Eu tô bem, eu tô com a cabeça boa. Eu to muito melhor do que eu estava quando comecei meu tratamento em 2023. Eu sou outra Preta de 2024, cheia de vontade de viver, com muita energia e cercada de amor (…). Estou melhor para enfrentar esses tumores.”
Preta finaliza o vídeo, dizendo que vai tentar continuar trabalhando no período da quimioterapia. “Eu quero ter uma vida perto de uma normalidade.”
Câncer no intestino
Preta recebeu o diagnóstico de câncer no intestino em janeiro de 2023. Uma cirurgia para remoção do tumor foi realizada no dia 16 de agosto, também no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. No procedimento, a cantora também teve o útero retirado.
Após 28 dias de internação, Preta recebeu alta do hospital e se estabeleceu temporariamente na capital paulista, para facilitar o acompanhamento médico.
Em dezembro, ela anunciou o fim do tratamento após um procedimento para reconstrução de parte do trato intestinal. “Sigo em processo de reabilitação e ficarei durante cinco anos sob cuidados médicos. Terei minha rotina de acompanhamento, o que é o comum para pacientes oncológicos como eu”, escreveu na época.
No comunicado publicado nesta quinta, Preta disse estar bem e sendo acompanhada pelos médicos, mas não deu outros detalhes sobre seu estado de saúde. “Conto com a boa energia, orações e vibrações de todos para seguir confiante. Já, já estou de volta.”