O ator Tom Cruise, 63, teria recusado receber uma das maiores honrarias do mundo artístico norte-americano, o Prêmio Kennedy. Segundo o jornal The Washington Post, funcionários atuais e ex-colaboradores do centro cultural, que pediram anonimato, afirmaram que o astro de “Missão: Impossível” foi convidado, mas declinou devido a “conflitos de agenda”.
A premiação, que “reconhece e celebra indivíduos cujas contribuições artísticas únicas moldaram o nosso mundo”, acontecerá em dezembro. Em vez de Tom, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que serão homenageados a banda KISS, o ator e cantor Michael Crawford, a lenda da disco Gloria Gaynor, o cantor country George Strait e o ator Sylvester Stallone.
O anúncio foi feito pelo próprio líder americano na última quarta-feira (13), no Hall of Nations do Kennedy Center, onde ele revelou cinco retratos cobertos por veludo. O republicano admitiu que, por muito tempo, enquanto comandava o programa “O Aprendiz” antes de seguir carreira política, sonhou em ser homenageado no evento.
“Esperei e esperei e esperei, e então disse: ‘Ah, quer saber? Vou virar presidente do conselho e me dar uma homenagem… No ano que vem, vamos homenagear Trump, certo?’”, brincou.
O chefe de Estado afirmou ter participado ativamente da escolha dos nomes e disse ter vetado alguns que não aprovava particularmente.
“Eu diria que estive envolvido em cerca de 98% das decisões. Tudo passou por mim. […] Tinha alguns ‘wokesters’ [algo como ‘militantes do politicamente correto’, em tradução livre. Agora temos pessoas ótimas. Isso é muito diferente do que costumava ser, bastante diferente”, declarou.
Neste ano, o próprio presidente será o anfitrião da cerimônia. O evento está marcado para 7 de dezembro e será transmitido posteriormente pela emissora CBS e no streaming pela Paramount+.
Embora tenha supostamente recusado o reconhecimento do Kennedy Center, Tom Cruise não ficará sem prêmio este ano. Em junho, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que o veterano de Hollywood receberá um Oscar honorário no Governors Awards de 2025, que acontece em 16 de novembro.
Na mesma noite, a atriz Debbie Allen e o designer de produção Wynn Thomas também serão homenageados, e a cantora Dolly Parton receberá o Prêmio Humanitário Jean Hersholt.