São Paulo (SP) – A apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, morreu neste domingo (7), aos 91 anos. Segundo familiares postaram nas redes sociais, ela teve um agravamento de problemas renais crônicos.
“A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”,
afirmou o post na conta oficial dela.
Leia também: Aos 41 anos, morre o humorista Eraldo Fontiny
Em 2020, a apresentadora foi internada três vezes em menos de dois meses. Em outubro, ela tratou uma infecção urinária e, no início de dezembro, devido a uma baixa de sódio no sangue, foi internada na UTI.
No final daquele mês, precisou voltar ao hospital por causa de mais uma infecção urinária.
Trajetória
Palmirinha marcou a história da TV brasileira com suas participações em programas culinários.
Ela foi revelada pela apresentadora Ana Maria Braga, ao participar do programa “Note e Anote”, da TV Record, fazendo receitas caseiras. Atuou como colaboradora da atração por mais de cinco anos.
Em 2019, 20 anos depois do início da parceria com Ana Maria, Palmirinha foi convidada para participar do programa “Mais Você”, na TV Globo.
Trabalho na TV Gazeta
- Em 1997, Palmirinha foi contratada pela TV Gazeta. Na nova casa, participou dos programas “Mulheres” e “Pra Você”, ensinando receitas. Também apresentou o “TV Culinária” por 13 anos, um marco em sua carreira.
Projetos pessoais
- Em 2010, Palmirinha deixou a TV Gazeta para se dedicar a projetos pessoais.
- Desde então, havia feito participações especiais de programas da TV Globo, como “Mais Você”, “Caldeirão do Huck” e “Programa do Jô”. Palmirinha sempre foi um sucesso nas redes sociais – seja pelo seu carisma ou pelos “deslizes” divertidos que cometia na cozinha.
- Foi citada no livro “Os 198 Maiores Memes Brasileiros que Você Respeita”, de Kleyson Barbosa.
*Com informações do G1