Mais de 104 mil estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas participarão da primeira edição de 2025 da Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas (Avam), que tem como base as Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática utilizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A aplicação das provas iniciou nesta quarta-feira (07/05), para os alunos da capital amazonense.
Aplicada desde 2020, a Avam tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes e produzir um painel sobre a educação do estado. Em 2025, alunos do 2º, do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio realizarão a prova. Na capital, são 221 unidades de ensino participantes, enquanto 366 escolas do interior completam o quadro. Essa é a primeira janela de aplicação da Avam neste ano letivo, e a segunda acontecerá em agosto.
Indicadores pedagógicos
Os resultados adquiridos a partir das realizações da prova são condensados em relatórios produzidos pela ferramenta “Power BI”, da Microsoft. Com aplicação de diversos filtros (por estudante, turma, município), a identificação dos percentuais de erros e acertos na Avam tornam-se subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas.
“O resultado da avaliação está previsto para sair em 30 dias, e ele vai ser muito útil para que todas as escolas consigam fazer as intervenções necessárias no decorrer do ano letivo”, ressaltou o gerente da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), Murilo Robert.
Preparação
Localizada na zona sul de Manaus, a Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Roxana Pereira Bonessi é uma entre as mais de 580 unidades de ensino da Secretaria de Educação participantes da Avam. Na escola, cerca de 168 alunos dos 2º e 5º anos do Ensino Fundamental realizarão a prova.
Conforme a diretora da unidade escolar, Eliany Campos, todos os professores se empenham para que tudo ocorra com naturalidade, sem que o nervosismo dos alunos atrapalhe seus desempenhos na prova, principalmente para as turmas do 2º ano, com alunos ainda não habituados à rotina de provas.
“É um momento essencial para que possamos verificar onde precisamos avançar e onde precisamos melhorar, então é importante para que a gente perceba se os nossos alunos estão conseguindo obter um bom aprendizado, se estão conseguindo se preparar para as provas externas, como o Saeb, então é um momento para avançar na educação deles”, finalizou a diretora.