A Conmebol anunciou que o estádio Monumental de Lima vai receber a final da Libertadores de 2025, no dia 29 de novembro. A arena, que tem capacidade para 80 mil torcedores, volta a sediar a decisão do torneio seis anos depois de ter sido palco do título do Flamengo sobre o River Plate, em 2019.
Lima já estava definida pela Conmebol como sede da final desde abril, mas o estádio foi escolhido pela entidade nesta segunda-feira. O Monumental de Lima é utilizado normalmente pelo Club Universitário. Brasília e Montevidéu também tentaram sediar a decisão de 2025 da Libertadores, mas a cidade peruana foi escolhida.
Finais únicas da Libertadores
- 2019: Flamengo 2 x 1 River Plate (Monumental, Lima)
- 2020: Palmeiras 1 x 0 Santos (Maracanã, Rio de Janeiro)
- 2021: Palmeiras 2 x 1 Flamengo (Centenário, Montevidéu)
- 2022: Flamengo 1 x 0 Athletico-PR (Monumental de Guayaquil)
- 2023: Fluminense 2 x 1 Boca Juniors (Maracanã, Rio de Janeiro)
- 2024: Botafogo 3 x 1 Atlético-MG (Monumental de Núñez, Buenos Aires)
- 2025: Monumental de Lima
Será a sétima final única da Libertadores, a segunda vez que uma cidade se repete. O Maracanã, no Rio de Janeiro, recebeu duas edições da partida decisiva da competição.
A Conmebol esperou até agosto para fazer o anúncio do estádio pois esperava uma definição maior dos postulantes ao título. A postura foi uma precaução da entidade para evitar lugares vazios, como ocorreu em algumas das finais recentes da Sul-Americana e Libertadores. Em 2024, o Monumental de Núñez só foi divulgado como palco da decisão depois que as semifinais foram definidas.
Botafogo, Flamengo, São Paulo, Fortaleza, Internacional e Palmeiras são os representantes do Brasil na atual edição. O futebol brasileiro tenta ampliar o domínio recente e pode chegar a sete títulos seguidos.