O avanço das obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBSs), localizada na avenida Abraham Benzion, no bairro Águas Claras, zona norte da capital, foram fiscalizadas nesta quarta-feira (7) pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). A unidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) será do tipo 4 e funcionará como um “mini-hospital”, com capacidade para atender mais de mil pessoas por dia.
Segundo o chefe do Executivo municipal, a unidade compõe o novo modelo de atenção básica de saúde, que tem como princípio o aprimoramento da oferta de serviços de saúde à população.
“Eu tenho visitado as obras de construção dessas novas UBSs, e isso vai dar um salto significativo de qualidade na atenção primária da cidade de Manaus. Essa UBS vai se juntar a mais oito nesse mesmo porte, e a nossa meta é entregar todas até o ano que vem. As obras estão em ritmo acelerado, e isso vai fazer com que a gente amplie a cobertura da atenção básica na nossa cidade, melhorando o atendimento à população”, garantiu Almeida.
Com um padrão definido pelo governo federal, as UBSs de porte 4 têm em torno de mil metros quadrados, com dois pavimentos, divididos em ambientes que incluem recepção, sala de espera, Espaço Saúde, salas para acolhimento, preparo, vacinas, coleta, curativos, inalação e espaço para a dispensação de medicamentos com consultório farmacêutico.
As estruturas também contam com oito consultórios médicos e quatro odontológicos, “escovódromo”, espaço multifuncional e para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), administração e gerência.
*Com informações da assessoria