Cinco estudantes do Amazonas vão embarcar para o Rio de Janeiro, no início de agosto, para competir no Festival SESI de Robótica Off Season. O estado será representado pela equipe Apuema Korê, da Escola SESI Abrahão Sabbá, de Itacoatiara.
Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) nacional, o evento ocorre entre os dias 2 e 5 de agosto na Marina da Glória, na capital do Rio de Janeiro. Os alunos da Apuema Korê, que participam do torneio, são Geovana Beatriz, Marcos Bruno, Vivian Lima, Igor José e Emilly Vitória.
O torneio vai reunir 90 equipes, com seis a dez integrantes cada, de 24 estados brasileiros. Os estudantes competem em uma das três modalidades: F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC).
A Apuema Korê disputa o F1 in Schools, com a modelagem e a construção de um carro em miniatura de Fórmula 1, que corre em uma pista reta de 20 metros, impulsionado por um cilindro de gás carbônico. Apesar da corrida ser o ponto alto da competição, não é só a velocidade que conta.
Eles também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar e testar os protótipos semelhantes aos carros de corrida da Fórmula 1, pelo plano de marketing e gestão financeira da escuderia, além de projetos sociais com a comunidade.
Nesta temporada, crianças e adolescentes de 9 a 19 anos devem buscar soluções para desafios ligados à energia. Para isso, eles aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM, na sigla em inglês) para criação de projetos de inovação, além da construção e programação de robôs, que devem completar missões.
Robótica ocupa a zona leste
De sexta-feira (28) a domingo (30), das 10h às 22h, os estudantes irão ocupar espaço do piso Gavião Real, 4º andar, de um shopping da zona leste de Manaus, o mesmo da praça de alimentação, para desenvolver experimentos, atividades interativas e expositivas, com as equipes de robótica e o clube de ciências do Serviço Social da Indústria.
De acordo com Ana Karina Holanda, gerente da Escola SESI da avenida Cosme Ferreira, bairro Aleixo, tem programação para todas as idades. Os visitantes poderão compartilhar experiências com os alunos que recentemente conquistaram o prêmio de “Melhor Projeto em Indústria 4.0” no evento Amazon Stem Adventure 2023 (ASAD), promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Para os amantes de ciências, haverá microscopia com a visualização de insetos e células; demonstração do labirinto elétrico; atividade “água que gira e não cai”; medição do PH do repolho roxo; análise do fluido não newtoniano e o uso do Lab Dis, um equipamento que proporciona a medição dos batimentos cardíacos.
*Com informações da assessoria